Atentado em universidade deixa 19 mortos e 22 feridos no Afeganistão

Homens fortemente armados invadiram na manhã deste segunda-feira (02) a Universidade de Cabul, no Afeganistão, e mataram pelo menos 19 pessoas, além de terem deixado cerca de 22 feridos.

Equipes de emergência e membros das Forças de Segurança foram mobilizadas e enviadas para o local. O confronto durou cerca duas horas, tendo três agressores sido mortos pelos policiais.

Policiais afegãos chegam à Universidade de Cabul, no Afeganistão, alvo de um ataque na manhã desta segunda-feira (02). — Foto: Rahmat Gul/AP

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o Grupo Talibã emitiu um comunicado negando participação no ataque. As suspeitas agora recaem sobre o Estado Islâmico.

As equipes de resgate socorreram os feridos e os encaminharam para dois hospitais de Cabul, capital do Afeganistão. Os corpos das vítimas fatais foram resgatados e levados para o necrotério dos mesmos hospitais.

Equipes da polícia e do Exército Afegão estão neste momento realizando uma vistoria nos prédios da Universidade de Cabul para tentar localizar possíveis suspeitos e explosivos.

Testemunhas disseram que os agressores estavam armados com pistolas e com fuzis Kalashnikov, de fabricação russa. Eles disseram também que os estudantes e professores entraram em pânico e que correram em direção as saídas de emergência dos prédios.

A Universidade de Cabul é a mais antiga do país e possui atualmente cerca de 17 mil alunos.

O atentando de hoje acontece em meio a negociações de paz entre o governo afegão e o Talibã. A tentativa de acordo tem a mediação dos Estados Unidos (EUA), que querem retirar suas tropas do país.

Os Estados Unidos assinaram em fevereiro deste ano, um acordo com o Talibã no qual ficou acordado que as tropas norte-americanas e as da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) devem deixar o Afeganistão até abril de 2021.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo