Terremoto atinge a Grécia e a Turquia e deixa mortos e feridos

Um forte terremoto de magnitude de 7,2 graus na Escala Richter atingiu na manhã desta sexta-feira (30) a região do Mar Egeu, incluindo a Grécia e a Turquia, e deixou dezenas de mortos e feridos. Há relatos de destruição nos dois países.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o abalo sísmico causou a morte de 14 pessoas e deixou mais de 400 feridos.

Terremoto atingiu nesta sexta-feira (30) a Grécia e Turquia e fez com que prédios desabassem na cidade turca de Izmir — Foto: Tuncay Dersinlioglu/Reuters

Há relatos de muita destruição nos dois países. Prédios desabaram na cidade de Izmir, na Turquia, tendo o tremor sido sentido na cidade de Istambul.

Equipes de emergência foram mobilizadas nos dois países. Uma das vítimas morreu afogada e três adolescentes foram encontrados mortos sob os escombros de uma casa.

As autoridades gregas pediram aos moradores da Ilha de Samos, de 45 mil habitantes, para que permaneçam em casa, mas que caso ocorram novos tremores, esperem nas ruas as equipes de resgate.

A cidade de Izmir, no litoral da Turquia, foi a mais atingida pelo terremoto, tendo um prédio desabado na região central. O número de mortos e feridos pode aumentar, porque existem muitas vítimas sob os escombros.

Terremoto atingiu nesta sexta-feira (30) a Grécia e Turquia e fez com que prédios desabassem na cidade turca de Izmir — Foto: Tuncay Dersinlioglu/Reuters

O ministro de Urbanização da Turquia, Murat Kurum, disse em entrevista a uma emissora de TV do país, que ao menos cinco prédios desabaram na cidade de Izmir. Esse número, no entanto, não é oficial, já que o ministro do Interior, Suleyman Soylu, afirma que foram seis prédios que desabaram, enquanto que o prefeito da cidade, Tunc Soyer, garante que foram 20 edifícios que desmoronaram na região.

Dados do Centro de Monitoramento de Terremotos da Turquia mostram que o epicentro do abalo sísmico aconteceu a 17 km da costa do país, a uma profundidade de 16 km.

Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) afirma que o terremoto foi de 7 graus na Escala Richter, com epicentro a 33,5 km da costa turca e a uma profundidade de 10 km.

Com informações das Agências France Presse, Reuters e Ansa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo