Acne Maskne: o que é e como evitá-la

Para prevenir Maskne dermatologista conta quais cuidados diários são necessários

A máscara é um item de segurança indispensável, e necessário, para evitar a contaminação pela Covid-19, mas, o uso frequente do material pode desencadear a Maskne, uma acne mecânica causada, ou agravada, pelo atrito da peça no rosto.

Foto: Divulgação

De acordo com a dermatologista, e cooperada da Unimed Campo Grande, Dra. Gabriely Lessa Sacht, “a Maskne já existia no passado, mas, por conta da pandemia, aumentou bastante. Por abafar o local e aumentar a temperatura, acontece maior sudorese e produção de sebo, entupindo os poros e surgindo as acnes”.

A dermatologista informa que a Maskne pode desenvolver tanto em pessoas com a pele oleosa, como em pessoas com a pele seca. “Na pessoa com pele oleosa ocorre o atrito, que machuca a pele e estimula a formação de acne, nela ocorre também a oclusão dos poros, então aumenta a oleosidade e esses poros acabam fechando mais facilmente, estimulando a acne. Já em pessoas com pele seca, ou pele sensível, ocorre basicamente por conta do atrito e agressão da pele”.

Para prevenir a acne mecânica, Dra. Gabriely diz que é necessário ter alguns cuidados rotineiros com a pele e também com as máscaras. “Tem que ter uma rotina adequada: usar um sabonete apropriado para o seu tipo de pele, filtro solar, hidratante e evitar o uso frequente de maquiagem”.

É preciso atentar-se também nos cuidados específicos com a máscara, que são: sempre usar as máscaras bem limpinhas, evitar usar máscaras molhadas ou úmidas, dar preferência para máscaras com tecidos macios, como o algodão, lavar o item de segurança com sabão ou sabonete neutro, evitar amaciantes e sabão em pó”, completa a médica.

Dra. Gabriely ainda adverte que “caso não houver melhoras, mesmo seguindo todas as orientações, é necessário ir até um dermatologista para confirmar o diagnóstico e fazer um tratamento mais específico, como tratamentos voltados para acne, porém, muitas vezes, apenas com esses cuidados com a pele e com a máscara, já tem uma boa melhora da Maskne”.

Outro fator importante de buscar um especialista é porque pode não ser acne. O uso frequente da máscara pode desencadear também a dermatite perioral, uma irritação ao redor da boca, ou a piora da rosácea, que é uma pele normalmente mais sensível e pode ficar muito parecida com acne, ela ocorre nas bochechas, pode desencadear ainda a dermatite atópica, ou alguma sensibilidade ou outra dermatite”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo