Bolívia: a certeza na frente, a História na mão…

Com a humildade peculiar dos povos originários, a Bolívia dá uma lição de coragem, sensatez e cidadania àqueles que usurparam o poder mediante um golpe truculento. E às potências globais e regionais que apoiaram parasitas que desde antes da Revolução de 1952 e das ditaduras de Barrientos, Banzer e García Meza vivem de privilégios que dilapidam as fartas riquezas naturais de um país rico e um povo paupérrimo.

No último domingo, 18 de outubro, num clima tenso com tropas armadas nas ruas, o povo boliviano deu provas para a humanidade de sua coragem, sensatez e cidadania, ao eleger com 55,1% o economista e ex-ministro da Economia Luis Arce. A diferença é de 26,27% em relação ao segundo colocado, com 28,81%, o jornalista e ex-vice-presidente renunciante Carlos Mesa, um ex-progressista arrependido e acusado de apropriação de um clássico livro de História da Bolívia cujo principal autor é o falecido historiador Humberto Vásquez Machicado, em coautoria com os pais do candidato.

Bandeira da Bolívia – Foto: Divulgação

Em sua primeira entrevista coletiva, o presidente eleito Luis Arce, ao agradecer ao povo boliviano pela vitória contundente, afirmou que não guarda rancor pelos ataques dos adversários e que governará, sem exceção, para todos os bolivianos. Antecipou também suas duas primeiras medidas tão logo tomar posse: distribuição de um bônus solidário (espécie de renda emergencial) de mil bolivianos e reestruturação da economia do país, que nos últimos 12 meses foi dilapidada pelo governo golpista. Em entrevista para o jornal “Folha de S.Paulo”, anunciou que seu governo pretende rever os novos termos do acordo com o governo de Jair Bolsonaro para venda do gás natural ao Brasil. Desde a gestão de José Serra no Itamaraty, no governo de Michel Temer, o volume de gás foi reduzido a 25% dos valores originais, acordados em 2006.

Uma das primeiras a reconhecer a derrota foi a presidenta autoproclamada Jeanine Áñez Chávez, que usou as redes sociais para enviar a sua mensagem. Um mês antes ela havia renunciado à sua candidatura para apoiar Mesa. Também o ex-presidente Tuto Quiroga, dias antes do pleito, saiu da disputa pedindo voto contra Arce. Fernando Camacho, com magros 14%, não quis renunciar em favor de Mesa por causa do passado “comunista” do ex-vice-presidente que abandonou a presidência quando o povo foi às ruas contra as privatizações, em 2003, tendo sido a água a gota que faltava para transpor o limite de tolerância dos bolivianos aos governos neoliberais.

Foi um não rotundo aos usurpadores do poder, que em novembro de 2019 se valeram das observações não comprovadas da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) de que houvera irregularidades no escrutínio. Isso deu margem à narrativa de Mesa e dos demais derrotados naquele pleito de ter havido fraude na reeleição do presidente Evo Morales. Diante da incredulidade da população, organizações fascistas como “Juventud Cruceñista”, “Juventud Cochala”, “Motoqueros” e “cívicos” parasitários. Eles levaram o caos, por mais de 20 dias, a todos os cantos da Bolívia, num blecaute sem precedentes na história recente do país. Num cenário à la “Guernica”, aparecem como “justiceiros”, perseguindo líderes populares e parentes de membros do governo de Morales em suas casas, Luis Fernando Camacho — o célebre “Qué Macho”, filho de um ex-capanga dos ex-ditadores Hugo Banzer e Luis García Meza –, Arturo Murillo Prijic — de uma família de croatas que colaboraram com Banzer e Garcia Meza em suas respectivas ditaduras, cuja conduta como ministro de Governo de Jeanine Áñez revelou sua truculência, desapego pelos valores democráticos e sem qualquer urbanidade — e Roxana Lizárraga — alter ego da jornalista e comunicadora Amalia Pando, de quem é cria e se afastou para fazer uma carreira ainda mais ousada que a madrinha, teve efêmera e polêmica passagem pelo ministério de Jeanine Áñez, na Comunicação, mas em dois meses se incompatibilizou com a presidenta a quem teria que obedecer, não sem antes ter criado um dos maiores imbróglios do governo golpista, por ter ameaçado enquadrar em crime de sedição os jornalistas bolivianos e estrangeiros em exercício do ofício que fizessem qualquer denúncia (pelo que responde, inclusive na Comissão de Direitos Humanos da OEA por atentar contra a liberdade de imprensa).

Descendentes diretos de sérvios e croatas, aliás, são os que estão em maior número num gabinete ministerial outrora marcado por diferentes etnias de povos originários. Inepta e racista, a obscura senadora Jeanine Áñez nomeou “gente branca” para compor o ignóbil ministério golpista, cujo critério foi o pedigree, tendo como carro-chefe o truculento Arturo Murillo, ex-piloto de rallies e de ideias fascistas e segregacionistas, entre elas a de fundar a “meia-lua” (um suposto “país” formado pelos territórios de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija). Chanceler de um vexame só (no Parlamento Europeu), a néscia Karen Longaric também esnoba sua ascendência sérvia como cartão de visita. Já Branko Marinkovic, igualmente descendente de sérvios, exibe seu currículo de tecnocrata bem sucedido que o levou a socorrer o desgoverno de Áñez em pleno processo de desmanche.

Reles fantoches de interesses imperialistas, em especial pelas reservas de lítio, gás, petróleo, ferro, estanho, prata, ametista, água, bancos genéticos e terras férteis, os grupos parasitários (rentistas, sonegadores, maus empresários, oligarcas e serviçais de delinquentes de toda espécie: contraventores, contrabandistas, traficantes e laranjas), não perderam tempo e formaram um consórcio criminoso para saquear a Bolívia sem dissimulo. Isso graças ao aval de Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), reeleito com o apoio de Trump e Bolsonaro, e dos meios de comunicação empresariais de todo o continente, que mais uma vez se prestaram ao papel de hienas ávidas de carne em decomposição.

A despeito de toda ordem de truculência, sobretudo massacres como o de Sacaba (em Cochabamba), Senkata (em La Paz) e Yapacaní (em Santa Cruz), com mais de 50 mortos, além de ameaças, assédio e cerceamento de liberdade, o eleitorado boliviano preferiu fazer do voto a sua arma contra o medo e a opressão dos golpistas. O Movimento ao Socialismo (MAS) protagoniza mais um passo pela emancipação e soberania do sofrido povo boliviano, enquanto aventureiros que tomaram literalmente de assalto os destinos da nação preparam seu plano de fuga aos Estados Unidos (são 150 pedidos de visto diplomático, enquanto estiverem nos cargos usurpados), indo assim para o lixo da História, de onde jamais deveriam ter saído.

*Ahmad Schabib Hany

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo