Bomba da época da Segunda Guerra explode na Polônia

A bomba explodiu durante a tentativa de detonação controlada.

Uma bomba da época da Segunda Guerra Mundial, de aproximadamente cinco toneladas, explodiu nesta terça-feira (13) em um canal de navegação na cidade de Swinoujscie, no Noroeste da Polônia. Não há informações sobre possíveis vítimas.

Bomba lançada pela Real Força Aérea do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial explode em rio no Noroeste da Polônia – Foto: Facebook/Marinha Polonesa

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a bomba foi lançada em abril de 1945 por aviões da Real Força Área (RAF – sigla em inglês) do Reino Unido. Na ocasião, o artefato caiu no rio e não explodiu, ficando submerso e intacto por 75 anos, até ser encontrado por mergulhadores.

Por precaução, as autoridades locais determinaram a evacuação imediata de milhares de pessoas, que tiveram que deixar suas casas e estabelecimentos comerciais.

Autoridades policiais, mergulhadores e agentes do esquadrão antibombas analisaram o explosivo para verificarem a possibilidade de remove-lo em segurança. As chances de explosão eram reais e, por essa razão, acharam melhor desativarem o artefato no local, mesmo com o risco de explosão em decorrência das ondas provocadas pelas águas do rio.

O tráfico de barcos no rio foi suspenso e todas as embarcações localizadas nas imediações foram retiradas da região.

Mergulhadores da Marinha Polonesa participam da operação para desativar uma das maiores bombas da época da 2ª Guerra Mundial já encontrada na Europa.

A bomba, denominada de ‘Tallboy’, possuía uma carga explosiva de aproximadamente 3,6 toneladas de dinamite, e acabou explodindo a 12 metros de profundidade quando estava sendo removida. Por sorte, não houve vítimas nem danos.

Especialistas poloneses em desminagem conseguiram neutralizar parte da bomba, fazendo com que a mesma explodisse em segurança e sem causar danos ou vítimas.

Bombas da época da Segunda Guerra Mundial são encontradas com facilidades em países como Alemanha, França, Polônia e Itália. A maioria delas, quando encontradas, são desativadas em segurança e poucas são detonadas em segurança.

A Marinha da Polônia ajudou a polícia local, desviando o tráfego de barcos do canal onde foi encontrado a bomba. Uma varredura será feita no rio para detectar se existem outros artefatos explosivos submersos.

Analistas ouvidos pela equipe de reportagem informaram que a explosão da bomba de mais de cinco toneladas é capaz de provocar um pequeno terremoto.

O artefato explosivo de mais de 5 toneladas foi localizado intacto na segunda-feira (12) em Swinoujscie, na Polônia — Foto: Flotylla Obrony Wybrzeza/Handout / Reuters

Historiadores disseram que a bomba foi lançada por um avião britânico em abril de 1945, durante um ataque a um contratorpedeiro alemão.

Segundo o historiador Piotr Laskowski, autor de um livro detalhando o ataque da RAF ao destroier alemão ‘Lützow’, a cidade de Swinoujscie (Swinemunde em alemão) foi durante as duas Guerras Mundiais uma das bases mais importantes da Marinha alemã no Báltico.

O Destroier ‘Lützow’ estava ancorado em um dos canais de Swinoujscie.

No dia 16 de abril de 1945, a Real Força Aérea enviou cerca de 18 bombardeios Lancaster para a base alemã em Swinoujscie, aonde estava ancorado o ‘Lützow’.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo