GT Sprint Race retorna ao Autódromo Internacional de Curitiba com duas etapas na mesma semana

Inovando mais uma vez a terceira etapa com as disputas nos dias 08 e 09 de outubro, e a quarta etapa, nos dias 10 e 11 de outubro, sendo que uma delas será no sentido inverso da pista e a outra no traçado misto normal

Serão 20 carros acelerando no Autódromo Internacional de Curitiba (Foto: Luciano Santos / SiGCom)

A GT Sprint Race, uma das principais categorias do automobilismo brasileiro, confirma mais duas etapas da temporada 2020, nos dias 08 e 09 de outubro – quarta-feira e quinta-feira – e, na mesma semana, nos dias 10 e 11 de outubro – sábado e domingo – no Autódromo Internacional de Curitiba. As 20 novas máquinas da categoria irão acelerar pela primeira vez na pista paranaense, localizada em Pinhais, e tornou-se uma das mais importantes do esporte a motor do país após sua reinauguração em 1989.

A grande novidade do próximo encontro será a programação completa da terceira etapa ou da quarta etapa no sentido inverso do traçado paranaense, dependendo das condições climáticas. A Etapa #InverseTrack da GT Sprint Race será realizada pela terceira vez e marca pelo ineditismo a história da competição, do autódromo e do automobilismo nacional.

“Aproximamos as duas próximas etapas pensando na logística principalmente dos pilotos. Não se trata de uma rodada dupla e sim, duas etapas distinta tanto que uma delas nós pretendemos fazer no sentido inverso do Autódromo Internacional de Curitiba”, destaca Thiago Marques, CEO da GT Sprint Race.

O campeonato, que completa a nona edição, retorna ao circuito que mais abrigou provas desde a fundação em 2012, foram 21 etapas (42 corridas), sem contar as horas de treinos extras no que serviram para a preparação e desenvolvimento dos carros de competição. E ainda, foi o palco de muitas das inovações da categoria, como a corrida no circuito oval (anel externo) e a corrida com grid inverso. Logo atrás, vem o Autódromo de Interlagos que sediou 19 etapas, sendo 40 corridas.

A terceira etapa da GT Sprint Race Brasil será nos dias 08 e 09 de outubro (Foto: Rodrigo Guimarães/SigCom)

No calendário de 2020, por conta do cenário da pandemia, o calendário previsto para início em abril sofreu mudanças nas datas e praças. A abertura da temporada aconteceu no dia 1º de agosto no Autódromo de Cascavel, no Paraná; a segunda etapa foi realizada em 29 de agosto no Velocittá, em Mogi Guaçu (SP); e a primeira etapa do torneio inédito da GT Sprint Race Special Edition com estreia da competição que ocorreu no Autódromo de Goiânia, Goiás, no dia 20 de setembro.

Para este ano, o calendário prevê três etapas (as duas de outubro e a etapa final) no Autódromo Internacional de Curitiba e uma etapa em Interlagos (novembro), além da segunda etapa da GT Sprint Race Special Edition, a confirmar, com a inauguração do autódromo de Potenza, na região da Zona da Mata mineira.

Já passaram pelo grid mais de 180 pilotos das cinco regiões nacionais e renomes internacionais. O alto equilíbrio dos carros fez das provas um sucesso no cenário nacional.

O AIC

Obedecendo aos mais rígidos conceitos relativos à segurança, funcionalidade e à qualidade, o Autódromo Internacional de Curitiba – AIC é uma referência nacional e até mundial. Ele segue as normas e padrões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e é homologado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), o que permite receber provas das mais diversas categorias nacionais e mundiais.

Atualmente, o AIC é composto por um circuito misto com sete curvas à direita, quatro à esquerda e cinco segmentos de reta, sendo o mais longo com 980 metros (inicialmente tinha 1100 metros). Totalizando 3.695 metros de extensão, 15 metros de largura, e tem desnível máximo de 4 metros. Já o circuito oval (anel externo) possui 15 metros de largura ao longo de 2.550 metros de extensão.

Pilotos da GTSR irão acelrar pela primeira vez os novos carros no AIC (Foto: Rodrigo Guimarães/SigCom)

Quanto às curvas temos as seguintes características: “S” de Baixa: sequência de curvas em forma de “S” no final da reta principal, após uma forte freada; Junção, também chamada de entrada do miolo, é uma curva para a direita, em duas partes, onde geralmente se faz com o famoso “pé embaixo”; Pinheirinho, a mais técnica de todas as curvas, à esquerda, com raio duplo, de baixa velocidade; “S” de alta, uma sequência em forma de S, de raio longo, geralmente feito em plena aceleração (ou quase) em descida, com pouca visibilidade e a Vitória, é a curva que antecede a grande reta, de raio longo, de alta velocidade.

As emoções das etapas, sem público, terão transmissões ao vivo pela BandSports e pelo Youtube, no canal da SprintRace e do Acelerados, da Hight SpeedTV e da Box 77. Também serão exibidas para todo Brasil durante a semana, no programa Auto + da RedeTV!, no Programa Acelerados no SBT e YouTube (youtube.com/acelerados) e no Programa Velocidade Máxima no National Sports Channel.

A GT Sprint Race é patrocinada pela Tekbond, Yokohama, Militec1, Sparco, TecPads, Injepro e Fremax.

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