Websérie Gatilhos está na seleção oficial do Newark International Film Festival 2020

Gatilhos é uma websérie, produzida como TCC do curso de Cinema e Audiovisual da UNIMEP, que narra o cotidiano de uma família de classe média. A narrativa é composta por multiprotagonismos: Pedro, um pai distante, Lindalva, uma mãe dona de casa, um casal de gêmeos de 10 anos e Sabrina, uma adolescente de 15. Uma brincadeira de roleta russa feita pelos dois filhos pequenos altera radicalmente a dinâmica familiar, transformando a sensação de segurança do pai em seu maior pesadelo.

Fotos: Divulgação

Tendo em vista a discussão atual, muito difundida por conta das eleições presidenciais de 2018, acerca da posse de arma de fogo no Brasil, o objetivo central do seriado é apresentar como a presença de uma arma dentro de casa pode criar situações de risco a todos os integrantes de uma família.

A série busca criar identificação entre a rotina da família da série e o espectador, ampliando o contexto da família apresentada na ficção para a realidade, fazendo com que haja a compreensão de que os personagens na série retratados são a representação de uma família brasileira mais comum do que se imagina.

Os papéis sociais ali representados formam um universo narrativo palpável, e fazem com que os acontecimentos da série possuam grande impacto dramático, o que torna possível uma comunicação efetiva por meio da expressão artística que suscita uma reflexão sobre a temática da posse de arma e também sobre as próprias relações sociais destrutivas que existem em um ambiente familiar.

A narrativa foi desenvolvida para se passar apenas em ambientes familiares de fácil identificação por parte do público, para evidenciar e alertar sobre o perigo da posse de armas dentro do que poderia ser considerado como um lugar seguro. As crianças foram escolhidas para serem as principais vítimas por apresentarem uma inocência e falta de maturidade, principalmente com relação ao uso do revólver.

Fotos: Divulgação

Em nosso país, a cada 60 minutos uma criança ou adolescente morre em decorrência de ferimentos por arma de fogo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria. “E, por mais absurdo que pareça, a prática da roleta Russa não é tão incomum assim. É notável o número de mortes de menores de idade por essa prática”, lembra o diretor Victor Hugo.

Outra preocupação foi a de representar a exaustão e o tédio causado pela rotina de uma dona de casa, no caso, Lindalva, personagem descontente com a atual situação de sua vida. Em certo momento, ela se sente “atraída” pela ideia de usar o revólver com o objetivo de se matar.

GATILHOS foi premiada com o Prêmio UNIMEP JAGUATIRICA de Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Teaser e está na seleção oficial do Newark IFF 2020 (International Film Festival), na categoria Web Originals. O evento virtual, em função da pandemia, exibe GATILHOS no sábado 12 de setembro. (Informações no newarkiff.com)

A produção é da RETIRED PRODUÇÕES, que já liberou, em seu canal do YouTube, os 4 episódios da parte um da temporada um. A intenção é que futuramente sejam produzidos mais episódios para finalizar as três partes da primeira temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo