“Acolha a vida! Porque a vida vale a pena”: cartilha dá dicas para prevenção à automutilação e ao suicídio

A família precisa ser convocada, pois é a primeira protagonista na percepção dos sintomas. É preciso conscientizá-la de seu papel fundamental em acolher, compreender e acompanhar”. Foi com essas palavras que a titular da Secretaria Nacional da Família (SNF), Angela Gandra, fez a abertura do evento de lançamento da cartilha “Acolha a vida! Porque a vida vale a pena“. A cerimônia virtual foi transmitida pelas redes sociais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos nesta terça-feira (8).

Foto: Divulgação

Esperamos que essa cartilha, simples e clara, possa orientar para o fortalecimento dos vínculos, muito importante em momentos de sofrimento. Para alguns, isso é potencializado também pela Covid-19. O material pode ser uma luz, mas o envolvimento de cada um é essencial“, pontuou a secretária.

Durante o evento, a titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), também do MMFDH, Emily Coelho, compartilhou alguns números alarmantes. “Um a cada dez adolescentes apresentará um caso de automutilação durante sua vida“, disse.

Ela lembrou ainda que os estudos relacionam as causas de morte a transtornos mentais. “Cerca de 90% das mortes por suicídio são causadas por transtornos mentais não diagnosticados e não tratados”, alertou.

A cartilha

A cartilha destinada às famílias, educadores, conselhos tutelares, líderes comunitários, religiosos e à sociedade como um todo traz informações sobre a violência autoprovocada e o suicídio. Destaca ainda a importância da prevenção ao revelar o número de casos registrados no Brasil. Comparando os anos de 2011 e 2017, houve um aumento de 10% na taxa de morte por suicídio na faixa etária de 15 a 29 anos.

O material também elenca as principais causas associadas à autolesão e ao suicídio ao mostrar que o problema pode estar relacionado a uma dor profunda motivada por algo no ambiente familiar e afetivo, à depressão ou a circunstâncias que envolvam perdas de parentes, de emprego, de relacionamentos e até mesmo à insatisfação crônica com a vida.

Setembro Amarelo

Em 2003, o dia 10 de setembro foi instituído Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP). No Brasil, em apoio à iniciativa, o período do Setembro Amarelo tem sido marcado pela ampliação dos debates sobre a prevenção do suicídio no país.

A campanha, que ganha força neste mês, foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Ao longo dos próximos 30 dias, serão promovidas atividades de conscientização.

Dentro das ações traçadas pela SNF, também está o “Projeto Acolha a Vida”. A iniciativa foi desenvolvida em cumprimento às “Metas Nacionais Prioritárias da Agenda de 100 dias de Governo”. A medida atende à Meta 20 que estabeleceu a criação de uma campanha nacional de prevenção ao suicídio e à automutilação de crianças, adolescentes e jovens.

Acesse o portal Acolha a Vida para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo