Setembro Dourado: conscientização do câncer infantojuvenil e importância do diagnóstico precoce

Oncologista pediátrica lista oito sintomas para que todos fiquem alertas

A descoberta de um câncer pode assustar, porém, quando diagnosticado precocemente, maiores são as chances de cura. E para contribuir com isso este mês, denominado como Setembro Dourado, visa alertar profissionais da saúde, pais, educadores e a sociedade sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas relacionados ao câncer infantojuvenil.

Segundo a oncologista pediátrica, e cooperada da Unimed Campo Grande, Dra. Thaís Martins Severino Siufi, o câncer infantojuvenil “é um conjunto de doenças que tem em comum uma proliferação desordenada das células anormais que pode ocorrer em qualquer lugar do organismo e os sintomas da doença são variáveis conforme a localização do tumor”.

A médica frisa que “o principal cuidado é o diagnóstico precoce. O acompanhamento regular com um pediatra também é muito importante e, em qualquer sinal de alerta, procurar atendimento”.

Sinais de Alerta

E para que o diagnóstico seja feito cedo é de extrema importância que todos tenham conhecimento dos principais sintomas e fiquem atentos. Para que você fique alerta, a Dra. Thais separou oito tópicos com os principais sintomas:

  1. Perda de peso;
  2. Palidez inexplicada;
  3. Manchas roxas, sangramento pelo corpo sem machucados;
  4. Febre prolongada de causa não identificada;
  5. Vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda do equilíbrio;
  6. Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços;
  7. Caroço em qualquer parte do corpo, principalmente barriga;
  8. Crescimento do olho podendo estar acompanhado de mancha roxa no local.

Sobre os sintomas variáveis de acordo com o local do tumor, a médica explica que “a leucemia, por exemplo, que é o câncer mais frequente, e está localizado no sangue, o paciente apresenta palidez, cansaço, sangramentos, manchas roxas pelo corpo, febre, aumento do volume abdominal, perda de peso. Já no retinoblastoma, tumor ocular, há o “reflexo do olho do gato”, pupila esbranquiçada quando exposta a luz”.

 “Já nos tumores abdominais, como tumor renal e neuroblastoma, pode apresentar aumento do volume abdominal. Nos linfomas podem apresentar abaulamento no pescoço, axila, aumento do volume abdominal. Em tumores ósseos, há dor no local do osso acometido e abaulamento. E em tumores de sistema nervoso central, os sintomas são convulsões, alteração do olhar, perda do equilíbrio”, afirma.

A médica ressalta que é de extrema importância se atentar a esses sinais, pois caso algum destes sintomas se manifestar na criança ou adolescente é necessário “procurar um oncologista pediátrico para investigação e diagnóstico”.

“Caso diagnosticada com câncer, a criança fará acompanhamentos regulares com coleta de exames, avaliação clínica e realização de quimioterapia. Dependendo do diagnóstico será feito um protocolo de tratamento específico, com medicações orais e/ou injetáveis, internado ou na clínica”, finaliza a oncologista pediátrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo