Experiência digital que promove a transformação social para alunos de escolas públicas chega a Campo Grande/MS

Projeto Tribos nas Trilha da Cidadania, desenvolvido há 17 anos pela ONG Parceiros Voluntários e certificado pela UNESCO, inicia no dia 08 de setembro e segue até o dia 06 de outubro

Foto: Divulgação

Inicia em Campo Grande no dia 08 de setembro (terça-feira) uma ação de estímulo ao empreendedorismo juvenil, com foco na transformação social das comunidades. É o projeto Tribos nas Trilha da Cidadania, desenvolvido há 17 anos pela ONG Parceiros Voluntários e certificado pela UNESCO, que trará a capital de Mato Grosso do Sul uma formação para educadores e estudantes a fim de desafiá-los a identificar em suas comunidades questões sociais que precisam de resoluções práticas. Neste ano, devido ao contexto de distanciamento social, a metodologia foi revisada e toda desenvolvida para a experiência online.

Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, para a construção desta nova jornada foram chamados consultores com vivência em educação remota e inovação social, assim como educadores de todo o Brasil, a fim de atender as necessidades deste momento de pandemia.

Segundo Márcia Anselmo, gerente do projeto, a formação dos alunos terá 18h aula (6h para Liderança Cidadã, 6h para fotografia e 6h de atividades complementares) e 4h para a formação de professores. “Desenvolvemos uma metodologia enriquecedora ao cenário atual das escolas, por meio de encontros vivenciais, valorizando estratégias educativas digitais e a utilização da fotografia como instrumento da transformação social, analisa.

Na cidade de Campo Grande, a formação dos educadores acontece nos dias 08 e 10 de setembro, das 18h às 20h; enquanto a formação dos estudantes acontece das 14h às 16h, dos dias 15, 17, 22, 24 e 29 de setembro e 06 de outubro.

O projeto Tribos nas Trilha da Cidadania oferece à todos os participantes um certificado reconhecido pela UNESCO. Aos educadores será disponibilizado conhecimento em ferramentas e conteúdos para o contexto online; aproximação de metodologias ágeis para envolver alunos em projetos sociais; práticas de empatia; formação de rede de apoio entre educadores de todo Brasil; além, é claro, da fuga da rotina desgastante da pandemia, através de uma experiência virtual divertida. Já os alunos são estimulados a desenvolver seu protagonismo em transformações sociais; reconhecimento do papel cidadão; aproximação com a potência da linguagem fotográfica e de metodologias para resolução de problemas; e pertencimento a uma comunidade.

Enquanto isso, além do ganho individual de professores e alunos, as escolas através da operacionalização do projeto atendem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, oportunizando um espaço de reconhecimento e pertencimento a uma comunidade, que engloba escolas de todo Brasil; formação de uma rede de apoio; fortalecimento do papel social da Escola; e maior motivação de educadores e educandos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: http://forms.gle/o7sq12ifTJa5kEZaA

O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania é promovido pela Parceiros Voluntários em Campo Grande/MS com o patrocínio do Facebook, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo