A história fascinante dos bunkers abandonados na Europa

Bunker na Normandia, na França, palco de uma intensa batalha na Segunda Guerra Mundial – Foto: Arquivo

Os bunkers são unidades de defesa ostensiva escavados no chão e tem como objetivo principal, proteger as pessoas em casos de bombardeios aéreos ou terrestres.

Durante a Segunda Guerra Mundial, no entanto, os bunkers foram erguidos para serem utilizadas como fortalezas de concreto e abrigos antiaéreos com a finalidade de defender e contra-atacar em casos de conflitos armados.

Na Europa existem vários tipos de bunkers e fortalezas de concreto, sendo os mais famosos a Linha Maginot, localizado em território francês, mas especificamente na fronteira com a Alemanha.

Linha Maginot (França)

É uma fortaleza de concreto armado e se estende em toda a linha fronteiriça. Foi construída entre os anos de 1930 e 1936 e tinha como objetivo defender a França em caso de ataque por parte dos alemães.

Apesar dessa fortaleza, os alemães conseguiram invadir o território francês e ocupar Paris, capital do país. As autoridades francesas fugiram e se refugiaram em Vichy.

Imagem da fortificação subterrânea da Linha Maginot, na França, nos dias atuais – Foto: Arquivo

Bunker de Hitler em Berlim (Alemanha)

Foi um abrigo antiaéreo construído entre os anos de 1936 e 1944. Ficava localizado em Berlim, capital da Alemanha, próximo a Chancelaria do Reich, tendo sido o local escolhido pelo ditador Adolf Hitler para passar os últimos dias de vida.

Hitler utilizou o local como uma espécie de quartel-general, de onde ordenou que os combates prosseguissem em todo o território alemão, mesmo que custasse as vidas de civis inocentes.

Adolf Hitler e dezenas de militares se suicidaram neste bunker assim que ele foi cercado pelas tropas soviéticas.

Em 1947, as autoridades soviéticas determinaram que o bunker fosse demolido, mas apenas parte dele foi derrubado. Hoje existem algumas galerias subterrâneas cobertas por um estacionamento.

Na Alemanha de Hitler, milhares de bunkers foram erguidos e ao contrário do que muitos imaginam, não eram usados apenas para a defesa, como pontos estratégicos.

Bunker em Berlim, na Alemanha, onde Hitler e seus principais auxiliares passaram os últimos dias de vida. A foto é de 1945 – Foto: Arquivo

Alguns desses bunkers alemães eram verdadeiras ‘cidades’ subterrâneas, formadas por túneis, salões e abrigos antiaéreos. Muitos foram utilizados como quartéis-generais, laboratórios, hospitais e fábricas.

Atualmente existem cmilhares de bunkers abandonados espalhados pelo mundo, como nos Estados Unidos, Rússia, Vietnã, Coréia, França, entre outros países, e de refúgios, tornaram-se verdadeiros pontos turísticos, principalmente na Alemanha, França e Polônia.

Os bunkers alemães, sem dúvida alguma, são os mais visitados pelos turistas, historiadores e curiosos, principalmente pela invejável engenharia. Muitos foram erguidos de concreto e aço de mais de quatro metros de espessura, podendo aguentar impactos violentos de bombas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo