Apenas 5 Estados estão aptos a sair da crise após o fim da pandemia

Esses Estados possuem receitas com commodities agrícolas e minerais e poderão encerrar o ano de 2021 com o PIB acima da média

Lojas fechadas em São Paulo por causa da pandemia – Foto: Divulgação

Analistas e pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas informaram que apenas cinco Estados Brasileiros estão aptos a sair da crise até 2021, porque estas regiões possuem commodities agrícolas e minerais, obtendo dessa forma vantagens da receita do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com as informações, os Estados com melhores condições a saírem bem da crise econômica provocada pela Pandemia da Covid-19 são: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Pará e Rio de Janeiro.

Os demais Estados Brasileiros precisarão de um impulso maior para recuperar os danos provocados pelo Coronavírus. Essa ajude verá vir principalmente do Governo Federal, seja através de recursos públicos, seja em renegociação das dívidas com a União.

A pandemia resultou em prejuízo para todos os Estados da Federação, fazendo inclusive com que várias empresas decretassem falência. Outros empresários, no entanto, conseguiram se adaptar, seja criando alternativas de vendas, com lojas online ou entregas a domicílio (delivery), seja com apoio de outras empresas.

A economia brasileira já estava em crise antes mesmo da pandemia do Coronavírus. No começo deste ano, a expectativa era de que, apesar do crescimento previsto para 2020, apenas metade dele retomaria o patamar de 2014.

Analistas e economistas ouvidos pela equipe de reportagem acreditam que a recuperação da economia brasileira será lenta, devendo voltar ao normal apenas no fim de 2021.

Nesse cenário, o Estado de Mato Grosso do Sul deverá ser o mais resiliente no biênio 2020-2021, devendo exceder em 2,7% o PIB de 2019.

Os Estados de Mato Grosso e Pará também serão beneficiados com a produtividade das respectivas regiões, podendo atingir o mesmo desempenho de Mato Grosso do Sul.

Já o Estado do Pará, no Norte do país, deverá superar o PIB de 2019 com mais facilidade, influenciado sobretudo pela normalização da produção de alumínio e, sobretudo, pela expansão da produção de minério de ferro.

O Estado do Rio de Janeiro também deverá sair da crise com aumento significativo no seu Produto Interno Bruto (PIB), alavancado sobretudo pelas commodities da produção de petróleo e gás natural.

As atividades serão impulsionadas pelo crescimento das operações das plataformas na Bacia de Campos que foram inauguradas em 2019.

Apesar deste cenário promissor para esses Estados, os demais deverão enfrentar uma profunda crise econômica e financeira, podendo haver um aumento significativo no número de concordatas e falências e, principalmente, no número de demissões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo