Para ajudar durante pandemia, Unimed CG disponibiliza Playlist com exercícios essenciais de alongamento

Prática contínua dessa atividade não substitui a necessidade e importância dos exercícios físicos

O alongamento a princípio parece muito simples, mas, se praticado regularmente faz um bem enorme ao corpo e a saúde. Devemos incluir esse hábito em nosso dia a dia, porém, vale ressaltar que a prática contínua dessa atividade não substitui a necessidade e importância dos exercícios físicos.

Foto: Divulgação

Segundo Denise Lima dos Reis, fisioterapeuta do trabalho da Unimed Campo Grande, o alongamento é muito importante e tem o poder de contribuir para o “aumento da elasticidade, flexibilidade dos músculos, reduz o risco de lesão, contribui para a correção da postura, para a circulação sanguínea, diminui a tensão muscular e provoca relaxamento do mesmo”.

A fisioterapeuta da cooperativa médica conta que a atividade “é indicada para todas as idades. Crianças, adultos e idosos, sedentários e atletas, ao acordar, antes e depois da atividade física, no trabalho, em casa e sempre que puder, devem adotar o alongamento como prática diária. Ao separar cinco minutinhos por dia para se alongar você já consegue sentir uma diferença em sua postura e flexibilidade”.

Além disso, um bom alongamento “deve ter a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos do que 15 segundos não haverá efeito e mais do que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular”, enfatiza Denise.

E para àqueles que, por conta de pandemia pela Covid-19, estão de home office, Denise diz que reservar um tempo para alongamento é essencial. “Para prevenir dores e promover relaxamento muscular, é importante que os alongamentos sejam realizados enquanto estiver sentado em uma cadeira ou em pé. E, se possível, a cada três horas trabalhadas faça uma parada de cinco minutos e aproveite para caminhar e alongar braços, pernas, pescoço e mãos. O indicado é evitar que as atividades sejam realizadas na cama ou no sofá”.

E pensando neste período pandêmico a equipe de fisioterapeutas da Unimed CG preparou uma playlist no YouTube com vários exercícios de alongamento necessários para incluir no dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo