Terapias alternativas no mundo animal

Tutores estão cada vez mais adeptos à tratamentos naturais

Terapias holísticas vêm ganhando força nos últimos tempos. A busca por esses métodos em clínicas veterinárias também está crescendo entre os tutores que procuram tratamentos naturais e menos invasivos. A palavra holística foi criada a partir do termo holos, que em grego significa “todo” ou “inteiro”, ou seja, ela atua no campo mental, emocional, energético, tratando o tutor e o animal como um todo.

Foto: Divulgação

De acordo com Isabel Gouvêa, especialista em Terapia Evolucional Quântica: “Nos animais, existem diversos métodos e técnicas que podem ser utilizados. Alguns exemplos de terapias são barras de access, memória celular, constelação familiar, radiestesia/radiônica, reiki, cristais, aromaterapia, alinhamento de chakras, pêndulos e muitos outros”.

Entre os benefícios estão: promoção da harmonia e equilíbrio; restauração do corpo em todos os seus níveis; liberação do estresse e tensão; dissipação de bloqueios de energia, que são responsáveis por diversas doenças físicas; promoção do equilíbrio natural no campo mental, emocional e energético; contribuição com o corpo e mente; purificação de toxinas; fortalecimento do sistema imunológico; contribuição para o sono e alívio nas dores físicas, entre muitos outros. No entanto, é muito importante ressaltar que, “apesar dos inúmeros benefícios das terapias holísticas, ela é um tratamento complementar, ou seja, não pode ser usado para substituir tratamentos de saúde convencionais nem para adiar a consulta ao veterinário”, afirma a veterinária Natália Gouvêa, da clínica Soft Dogs e Cats.

De modo geral, não há evidências científicas de algum efeito colateral. O que pode ocorrer após um tratamento com terapias energéticas é que o corpo comece a trabalhar intensamente para se curar e, com isso, o organismo tende a limpar-se de toxinas, podendo gerar dor de estômago, indigestão, diarreia e dor de cabeça.

“O tratamento pode ser aplicado em qualquer espécie de animal e tem duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos se o dono e o animal forem atendidos na mesma sessão, nos animais o tempo é bem menor de aproximadamente 15 minutos a 1 hora no máximo, isso vai depender da técnica que será utilizada e a recomendação é de no mínimo 10 sessões”, finaliza Isabel.

A profissão do terapeuta holístico é auto regulamentada e não é exigido um curso de graduação. Dessa forma, é fundamental escolher um profissional capacitado, com cursos em seu currículo, que o possibilite atender com os conhecimentos necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo