Parceria viabiliza implantação de Unidades Demonstrativas de maracujá-amarelo

Cerca de duas mil mudas de maracujá estão sendo entregues em Dourados por meio de parceria entre a Embrapa e a Prefeitura Municipal.

O maracujá é um tipo de fruta que apresenta excelentes condições de cultivo na região da Grande Dourados, pois é originário de regiões tropicais. É um fruto que além de gerar uma excelente renda extra para os agricultores, produz um suco saboroso, rico em minerais e vitaminas, principalmente A e C.

Entrega Maracujazeiro – Foto: Divulgação

A parceria entre a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), com a Embrapa Agropecuária Oeste está viabilizando a implantação de Unidades Demonstrativas e a entrega de duas mil mudas de maracujazeiro para agricultores familiares de Dourados. A Ação vai atender produtores que fazem parte dos projetos ProHorta, da Embrapa e Maracujá Agroecológico, da Prefeitura.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Ivo de Sá Motta, explica que as mudas de maracujá são de cultivares do tipo amarelo, também conhecido como maracujá azedo e comenta que “esse tipo de maracujá é o mais consumido no Brasil”.

As mudas de maracujazeiro amarelo que foram produzidas e que estão sendo distribuídas são cultivares da Embrapa: Gigante Amarelo, Rubi do Cerrado e Sol do Cerrado. Ivo explica que essas cultivares foram escolhidas, porque têm uma excelente aceitação no mercado, apresentam alta produtividade, boa aparência dos frutos e o seu manejo depende de tecnologias bem estabelecidas.

Segundo o Secretário Municipal da Semaf, Rodrigo Cordeiro, os produtores colaboradores, onde serão instaladas as Unidades Demonstrativas (UDs), tem interesse no cultivo de maracujá, devido a boa rentabilidade, A estrutura adequada para o cultivo do maracujazeiro, exige um investimento inicial, pois necessita de um sistema de espalhadeira vertical para apoio da planta, constituído por palanques de eucalipto tratado e fio de arame liso.

A Prefeitura vai acompanhar com o apoio técnico da equipe de engenheiros agrônomos e disponibilizar apoio operacional em termos de maquinário para implantação das UDs. “Nossa meta consiste em desenvolver a cultura no município, que apresenta condições climáticas e geográficas favoráveis para o seu cultivo. A fruticultura de maneira geral apresenta potencial muito interessante para a região”, acrescentou Cordeiro.

O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, enfatizou a importância das parcerias, pois potencializam as ações no sentido de levar conhecimentos e tecnologias da Embrapa à sociedade e acrescentou “essa ação possibilitará o cultivo de variedades melhoradas de maracujazeiro-amarelo, contribuindo com a diversificação da produção, melhoria de renda, geração de empregos e qualidade de vida no campo. Isso é a Embrapa inovando e atuando junto ao setor produtivo”.

O Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo, explica que para definir os procedimentos e avançar nessa parceria, aconteceu uma reunião na Embrapa, na semana passada. No encontro estiveram presentes: o secretário Rodrigo Cordeiro; o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Walder de Albuquerque Nunes; o pesquisador Ivo e o engenheiro agrônomo da Semaf, Guilherme Cardoso, além de Otsubo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo