A Academia anuncia os ganhadores das bolsas de estudos de 2020

Foto: Divulgação

Racquel Gates e Rebecca Prime foram nomeados 2020 Academy Film Scholars pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Seus respectivos projetos de livros, Estilo de Hollywood e Invenção da negritude e da verticalidade: raça, revolução e a luta para fazer o filme mais perigoso de 1968, exploram em profundidade o tema da corrida em Hollywood. O Comitê de Subsídios Educacionais da Academia concederá a Gates e Prime cada US $ 25.000 com base em suas propostas.

A avaliação única de Gates e Prime da história do cinema derramará informações valiosas”, disse Marcus Hu, presidente do Comitê de Subsídios da Academia. “A Academia e nosso comitê estão incrivelmente orgulhosos de conceder bolsas a duas acadêmicas merecedoras pelo segundo ano consecutivo, cujos projetos de livros tratam de assuntos vitais mais relevantes do que nunca.”

Gates é professor associado de Estudos de Cinema e Mídia no College of Staten Island, CUNY. É autora de Double Negative: The Black Image and Popular Culture e também publicou ensaios sobre filmes e mídias negros no Film Quarterly, no New York Times e na Los Angeles Review of Books. Seu projeto de livro, Hollywood Style and the Invention of Blackness, argumentará que as convenções formais da era Classical Hollywood definiram os termos estilísticos de negritude na tela e continuam a impactar como a negritude cinematográfica é representada, entendida e reimaginada hoje. O livro terá uma visão abrangente da construção estilística da negritude no cinema e na televisão, identificando momentos-chave e estudos de caso nas longas histórias do cinema e da televisão. Gates é Ph.D. em Screen Cultures da Northwestern University, Mestrado em Humanidades pela University of Chicago e bacharel em Direito e em Serviço Externo pela Universidade de Georgetown.

Meu projeto analisa criticamente a relação entre estética e negrume e destaca o brilho e a criatividade dos criativos negros que se apropriaram desses elementos do estilo cinematográfico para vislumbrar novos horizontes para a imagem negra no cinema e na televisão”, disse Gates. “Estou imensamente grato e honrado por receber o apoio da Academia para iniciar este projeto, que é especialmente significativo neste momento cultural e à luz das próprias iniciativas de diversidade da Academia“.

Prime é a editora associada do Film Quarterly, e suas resenhas de filmes e livros foram publicados no Los Angeles Times e no The Washington Post. Ela é Ph.D. em Estudos de Cinema e Mídia da Universidade da Califórnia, Los Angeles, um M.A. do Programa de Cultura e Mídia da NYU e um B.A. em inglês e francês da Columbia University. Seu projeto de livro, intitulado Uptight!: Raça, Revolução e a luta para fazer o filme mais perigoso de 1968, revelará a produção incomumente problemática de “Uptight”, um filme pouco conhecido dirigido por Jules Dassin e o primeiro longa-metragem para abordar o movimento Black Power. Tomando a produção dramática e difícil do filme como ponto focal narrativo, o livro discutirá a dinâmica da raça e da política durante uma era crucial na história da América e de Hollywood. O projeto também serve como uma extensão do trabalho anterior de Prime no cinema Dassin e Black. Ela é autora de Hollywood Exiles in Europe: The Blacklist and Cold War Film Culture, que explorou a história não contada da comunidade de cineastas americanos na lista negra, incluindo Dassin, que reiniciou suas carreiras na Europa nas décadas de 1950 e 1960. O livro recebeu o Prêmio de Melhor Primeiro Livro da Sociedade de Cinema e Estudos de Mídia em 2015.

As intensas emoções e tensões que impulsionaram a produção de” Uptight “resultaram em um filme que ainda tem muito a nos dizer sobre raça e representação em Hollywood”, disse Prime. “Como acadêmico independente, estou especialmente satisfeito com o reconhecimento e o apoio da Academia, que proporcionará a oportunidade de transformar esse projeto – há muito caro para o meu coração e carregado de um novo imediatismo pelos eventos atuais – em realidade“.

Gates e Prime se juntam a 16 acadêmicos de cinema da Academia que atualmente estão trabalhando em projetos e a outros 20 acadêmicos cujos trabalhos já foram publicados.

Os acadêmicos de cinema da Academia com projetos em andamento incluem Charles Musser, Emily Thompson, Stuart Liebman, John Belton, Cari Beauchamp, Dan Streible, Thomas Schatz, Laurence Kardish, James O. Naremore, Ellen Scott, Donna Kornhaber, Ross Melnick, James Andrew Tweedie, Keri Walsh, Allyson Nadia Field e Melinda “Mindy” Johnson.

Fundado em 1999, o programa Academy Film Scholars é projetado para apoiar novos e significativos trabalhos de bolsas de cinema. A ala cultural e educacional da Academia – a Academy Foundation – concede anualmente bolsas a estudiosos de cinema, organizações culturais e festivais de cinema nos EUA e no exterior. Por meio da Fundação, a Academia também apresenta uma rica variedade de exibições e outros programas públicos a cada ano.

Para concessão diretrizes e informações sobre o programa da Academy Film Scholars, entre em contato com o gerente de subsídios Shawn Guthrie em sguthrie@oscars.org ou visite www.oscars.org/filmscholars.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo