Xô marcas de expressões: saiba quais são os procedimentos estéticos mais queridinhos do momento

As expressões faciais são fundamentais nas relações humanas, afinal, elas permitem identificar sentimentos como alegria, surpresa, desagrado e medo. Ser expressivo demais pode gerar o surgimento de marcas de expressões, como bigode chinês, pés de galinha e código de barras, rugas que se formam através da repetição de movimentos da musculatura da face que somada a gravidade e, principalmente, a fatores externos, desgasta o colágeno e elastina da pele, acelerando seu envelhecimento.

Foto: Shutterstock

Dra. Júlis Almeida, dentista especialista em harmonização orofacial, explica que alguns hábitos do nosso dia a dia também influenciam no aparecimento dessas linhas de expressões, como, por exemplo, dormir de bruço, apoiar as mãos nas bochechas, roer as unhas, tomar banho muito quente, ingerir açúcares em excesso ou até mesmo morder o lábio inferior.

Para amenizar as marcas que se formam nas áreas mais centrais do rosto, ao redor dos lábios e olhos, assim como na testa, procedimentos como aplicação de toxina botulínica e preenchedores podem ser feitos. “São alternativas excelentes que ajudam a minimizar os danos das marcas de expressões diminuindo a contração muscular, além disso, agem de forma preventiva na área na qual é aplicada, pois evita que a pele sofra com o excesso de movimentos musculares, já o ácido hialurônico, devolve os formatos e ângulos que são afetados pela gravidade e devolve a hidratação da pele, já que ele é um constituinte da matriz extracelular, responsável em manter a região úmida”.

A especialista revela ainda que se a pele do paciente não estiver saudável e preparada para receber os determinados produtos e estímulos, os procedimentos podem acentuar o problema ao invés de resolvê-lo. Por isso, é recomendado cuidar da pele de dentro para fora e de fora para dentro, mantendo uma boa alimentação e rotina de cuidados. “É de conhecimento público que a ingestão de alguns tipos de alimentos em excesso, causa muitos malefícios ao organismo e afeta diretamente na qualidade da pele. Aos meus olhos, os açúcares ainda são os grandes vilões, causando glicação do colágeno, que por sua vez promove o envelhecimento precoce da pele, com aumento considerável de rugas, manchas, flacidez e desidratação”.

Buscar por um profissional capacitado e qualificado pelo seu conselho de classe é fundamental para que seja feita uma avaliação e recomendação do melhor tratamento. “Em alguns casos, como, por exemplo, na gestação e amamentação, não é recomendado esse tipo de procedimento. Pacientes com lesões pré malignas ou malignas na face, com doenças sistêmicas não controladas ou que estão fazendo o uso de remédios ou métodos que necessitam de acompanhamento médico também não podem realizar a harmonização orofacial”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo