Podemos completa 3 anos, cresce e se consolida como a “grande renovação do sistema político nacional”

Neste mês de julho, o Podemos completa 3 anos com muitas conquistas a comemorar. Em tão pouco tempo, o partido já soma quase meio milhão de filiados, segundo dados atualizados da Justiça Eleitoral. No Congresso Nacional, o Podemos já é a terceira maior bancada no Senado Federal, com 10 senadores, e na Câmara, possui 11 deputados.

Foto: Saulo Rolim

O Podemos é a concretização do sonho de uma jovem paulistana. Em 2013, Renata Abreu era uma das milhões vozes que tomaram as ruas do País, em massivas e alegres manifestações, para exigir do governo melhores condições de transporte, saúde e educação. Não pediam o impossível, queriam só melhor qualidade de vida.

“Mas não houve respostas a estas demandas. Ali, me certifiquei que a forma como se fazia política no Brasil estava muito defasada. Não atendia às reais necessidades da população que, de quatro em quatro anos, fazia a sua escolha na urna eletrônica. E na próxima eleição, nem se lembrava em quem votou”, relembra Renata, que, na época, decidiu entrar de cabeça na política eletiva, já sonhando com a criação de um partido que mudasse essa realidade.

“Muitos desacreditavam, duvidavam e desaconselhavam o meu empenho para a realização deste sonho, mas hoje o Podemos é realidade, é forte e representa a grande renovação no sistema político nacional”, diz ela.

Candidato à Presidência

Para renovar o sistema político é fundamental ter um projeto consistente de desenvolvimento para reformar e transformar o país. Em 2018 – mesmo com apenas um ano de existência – o Podemos lança candidatura própria à presidência da República. Álvaro Dias recebe quase um milhão de votos.

Combate à Corrupção

Por ser implacável no combate à corrupção, o Podemos é hoje uma referência, tanto no Congresso Nacional, quanto nas ruas do país, no campo da ética. A proposta que acaba com o foro privilegiado no Brasil e o projeto que regulamenta a prisão em segunda instância foram apresentados por parlamentares do Podemos.

Melhores do Brasil

A qualidade legislativa do Podemos é outro fator de reconhecimento nacional. Nesses últimos anos, deputados e senadores do partido são apontados como os melhores do país por diversos sites especializados que cobrem a política em Brasília.De acordo com o site Ranking dos Políticos, em 2019, os deputados Diego Garcia e Léo Moraes e os senadores Lasier Martins, Eduardo Girão e Styvenson Valentim foram apontados como modelos de políticos honestos e que trabalham pelo país. Eles tiveram atuação reconhecida por serem os mais assíduos no plenário, ficha limpa, e por estar entre os que mais economizaram recursos públicos.

Em 2020, o senador Oriovisto Guimarães conquistou o primeiro lugar como melhor senador de todo o país, no prêmio do Ranking dos Políticos.

Partido Digital

Transparente, moderno, que ouve a voz das ruas e defende a participação e a internet como direitos, o Podemos é referência também quando o assunto é influência digital nas redes sociais. Transparente, moderno, que ouve a voz das ruas e defende a participação e a internet como direitos, o Podemos é referência também quando o assunto é influência digital nas redes sociais.

Levantamento da Revista Veja apontou os senadores mais influentes nas redes sociais do Brasil. Dos dez primeiros, três são do Podemos: Alvaro Dias (1º), Marcos do Val (5º) e Romário (6º).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo