Pesquisa vai mostrar os impactos da pandemia no setor cultural

Sesc é parceiro no projeto, que será apresentado em webinar, dia 29 de junho às 18h30

A pesquisa “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil” foi concebida a partir do esforço conjunto de pesquisadores, gestores públicos, universidades e instituições culturais, interessados em registrar a visão de indivíduos e coletivos sobre os impactos da Covid-19 nas suas áreas de atuação.

No evento virtual, será feita a apresentação da pesquisa lançada no dia 10 de junho de 2020, sua proposta e primeiros resultados, a partir dos dados capturados até o momento, bem como a análise de dados sobre o tema na perspectiva de cada região do país.

Foto: Divulgação

Ao avaliar os impactos da Covid-19 nas cadeias de produção e distribuição dos setores cultural e criativo, a pesquisa busca compreender em profundidade as realidades estaduais e municipais e oferecer informações aos gestores públicos em tempo real, dimensionando os impactos de curto e médio prazo da pandemia no Brasil, orientando o debate e a criação de saídas para a crise atual.

A pesquisa também busca interiorizar a captura de dados nas diferentes regiões brasileiras, contemplando profissionais que residem em cidades distantes dos grandes centros, incluindo comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, ciganas, dentre outras. A ideia é ter um retrato da diversidade e amplitude territorial do Brasil e tornar o questionário o mais inclusivo e acessível possível.

A webinar contará com participação da Diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda; da Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Lúcia Prado; da Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula; dos idealizadores e pesquisadores André Lira, Pedro Afonso e Rodrigo Amaral e de integrantes do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura Estadual.

A pesquisa foi lançada no dia 10 de junho de 2020 e ficará aberta para coleta de dados até o dia 16 de julho de 2020. Os resultados serão oferecidos às secretarias de cultura, com análises sobre a situação local e em comparação com os demais estados, além das respostas relativas ao estado.

São parceiros na iniciativa, a Representação da UNESCO no Brasil, o Sesc, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e as Secretarias e Fundações de Cultura dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.

O evento será transmitido pelo link: http://www.youtube.com/user/Secultespiritosanto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo