Cooperativismo gera renda, emprego e desenvolvimento

Ações sociais marcam a celebração do Dia de Cooperar e o Dia Internacional do Cooperativismo

Cooperar! Uma prática diária pra quem adotou o cooperativismo como forma de negócio e de agente transformador da sociedade. Mas essa prática se tornou algo preponderante para o momento de pandemia que estamos vivendo.

A ação individual impacta diretamente no coletivo, como também uma ação coletiva pode mudar a vida de alguém. A cooperação se mostrou como o único caminho para sairmos mais fortes deste período.

Foto: Divulgação

O cooperativismo não é apenas uma filosofia de vida e sim uma forma de organização viável economicamente e socialmente justa. Os empreendimentos cooperativos são um pilar importante na economia. Somente no Mato Grosso do Sul representa 10% de PIB estadual, congrega cerca de 100 cooperativas, com mais de 350 mil associados, gerando aproximadamente 8 mil empregos diretos.

“É inegável a força do cooperativismo na nossa sociedade, e se mostra mais forte nos períodos de crise. Temos grande atuação em diversos ramos; como o agro, crédito, saúde, transporte, infraestrura e trabalho. O cooperativismo oportuniza trabalho, geração de renda e desenvolvimento nas comunidades onde atua”, destaca o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis.

Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade e neste momento está mais aflorado do que nunca. As cooperativas já promoveram diversas ações sociais do Dia C – Dia de Cooperar, que é um movimento de voluntariado que tem iniciativas totalmente alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU para erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030.

Somente em 2019, foram: 1977 cooperativas participantes, 1257 municípios de todos os estados e 2,6 milhões de pessoas beneficiadas. Em 2020, devido à pandemia, as ações estão diferentes, mas com mais força.

No Mato Grosso do Sul já foram doadas toneladas de alimentos e materiais de higiene e limpeza, milhares de máscaras e outros EPIs, respiradoores para hospitais, além de demais assistências. Os cooperativistas são atuantes e sempre estão dispostos a mudar o mundo através de atitudes simples, grande lema do Dia C.

A celebração desse grande movimento, ocorre juntamente com a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, no primeiro sábado de julho, em 2020 ocorrendo no dia 04 de julho.

As cooperativas do Brasil inteiro estão engajadas e promoverão ações, aqui no Mato Grosso do Sul haverá uma campanha virtual de arrecadação através do projeto Vakinha Social e mais um drive thru para doação de alimentos e materiais de limpeza.

Também haverá uma programação virtual nacional com uma Live da Banda Skank às 15h no Canal so Somoscoop no Youtube!

Faça parte dessa corrente do bem, coopere com o próximo!

Serviço – Drive Thru

Dia: 04/07

Horário: 8h às 12h

Pontos:

Sistema OCB/MS – LOCAL: R. Ceará 2245, Vila Célia, Campo Grande, MS.

Sicredi – LOCAL: Agência Parque das Nações – Av Afonso Pena, 4324, Campo Grande, MS

Sicoob Ipê MS –  LOCAL: – Av. Mato Grosso, 3195, Campo Grande, MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo