Dia do Orgulho LGBTQ marca conquistas e luta por direitos

Eventos realizados online aproveitam a data para discutir pautas importantes para a comunidade

No dia 28 de junho, é comemorado no mundo inteiro o Dia do Orgulho LGBTQ. – Foto: Raquel de Souza

No dia 28 de junho é comemorado no mundo inteiro o Dia do Orgulho LGBTQ. A data foi criada em referência à Rebelião de Stonewall, que aconteceu nesse mesmo dia em 1969 nos Estados Unidos, e foi um marco para a comunidade na época. De lá para cá, várias mobilizações ocorrem em todo o mundo como forma de celebrar a data e também para conscientizar a população sobre o combate à LGBTfobia. Nos últimos anos, a comunidade conseguiu algumas conquistas, como o direito ao nome social para pessoas trans, a união civil, a criminalização da LGBTfobia e recentemente a liberação para doação de sangue, mas ainda enfrenta muitas dificuldades para ter seus direitos reconhecidos.

João Vilela, presidente estadual de Diversidade do PDT – Foto: Raquel de Souza

“Apesar dessas retomadas de direitos serem coisas boas, são muitos anos de luta por essas questões e infelizmente só conseguimos avanço no país pelo judiciário, com intervenção do STF”, comenta o psicólogo e homen trans João Vilela, presidente estadual de Diversidade do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pré-candidato a vereador. Para João, apesar dos avanços, somente as questões de legislação, sem a preparação social e na educação, não são suficientes. “Até porque, muito do preconceito sofrido pela população LGBTQ ainda é velado, e o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. A conscientização e o debate de relações de gênero e sexualidade nas escolas é mais que necessário”, completa.

Para marcar a data, João Vilela irá participar de três eventos online nesse final de semana. No sábado, 27, às 15 horas, ele representa o estado de Mato Grosso do Sul em uma mesa sobre “Saúde Mental da População LGBTQIA+”, com a psicóloga Ana Claudia Arguelho Loureiro. Ainda no sábado, às 20 horas, realiza uma live no seu Instagram com a presença de Amanda Anderson, presidente nacional do PDT Diversidade e 1ª bacharel em Direito trans de MS. No domingo, 28, participa da live “Dia do Orgulho LGBTQ e Sexualidade”, no Instagram da terapeuta tântrica Mariana Azambuja. “Conversar sobre nossas lutas e desafios é extremamente importante para avaliarmos o caminho que já trilhamos e o que ainda falta. Além disso, falar de temas que são tabus na sociedade é fundamental para progredirmos em nossos discursos”, resume o psicólogo.

Serviço: Todos os eventos serão realizados virtualmente, com participação gratuita. A mesa “Saúde Mental da População LGBTQIA+” integra o “I Simpósio de Atenção Integral à Saúde LGBTQIA+”, informações sobre inscrições no perfil @ifmsabrazil.uems no Instagram. A live “Orgulho LGBTQ: O que mudou no Brasil”, será realizada no perfil @joaofvilela dia 27 (sábado) às 20 horas, e a live “Dia do Orgulho LGBTQ e Sexualidade” acontece pelo perfil @deusademim dia 28 (domingo) às 17 horas, ambas pelo Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo