Fundesporte participará de live sobre ações afirmativas para pessoas idosas em MS

Foto: Reprodução/Freepik.com

O diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, participará, na quinta-feira (25.06), às 15h, da live “Direitos, cultura, esporte e lazer para pessoas idosas”. A transmissão ao vivo será feita simultaneamente nas páginas oficiais do Governo do Estado no Facebook e Instagram.

O encontro on-line, promovido pela subsecretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca, integra a programação da campanha Junho Prata, mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa. Também participarão do bate-papo o titular da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), Marcelo Salomão e a diretora-presidente da Fundação Estadual de Cultura (FCMS), Mara Caseiro.

O Junho Prata em Mato Grosso do Sul é uma ação promovida pela Assembleia Legislativa (ALMS), por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Governo do Estado, e instituída pela Lei 5.215/2018. O objetivo é reunir esforços para conscientizar a população sobre a importância do respeito à integridade física e psíquica de pessoas idosas. Além disso, tem a finalidade de divulgar meios e canais destinados à denúncia ou à representação de condutas que impliquem agressão aos seus direitos.

“A Fundesporte tem feito várias ações específicas às pessoas desta faixa etária, por vários motivos. Primeiro, em reconhecimento às suas histórias de contribuição na construção e desenvolvimento do Estado. E, num segundo momento, pensando em utilizar o esporte como instrumento de política pública para promover o envelhecimento populacional saudável, valorizando a saúde física e mental, e atuando também na prevenção de doenças crônico-degenerativas e psicossociais”, avalia Marcelo Ferreira Miranda.

Para subsecretária Luciana Azambuja Roca, assegurar direitos em tempos de pandemia de Covid-19 é essencial. “A exclusão social também é uma forma de violência contra a pessoa idosa. Então, falar sobre direitos e como exercê-los, sobre acesso a bens culturais, esporte e lazer, é contribuir para o envelhecimento saudável e com dignidade. No período de pandemia, garantir esses direitos é de suma importância”.

O conteúdo da live será acessível, com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Acesse a página oficial do Governo do Estado no Facebook ou Instagram e acompanhe a transmissão a partir das 15 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo