Superbateria promete durar o dobro e rodar 2 milhões de quilômetros

Fornecedora chinesa da Tesla afirma estar pronta para produzir bateria capaz de deixar todas as outras ultrapassadas

Nova bateria terá vida útil de 16 anos (Foto: Divulgação)

Nova bateria terá vida útil de 16 anos (Foto: Divulgação)

Já imaginou rodar dois milhões de quilômetros com seu carro sem colocar uma gota de combustível? Para os mais ligados, claro que estamos falando de um veículo elétrico, mas a distância fora dos padrões é uma quebra de paradigma para o segmento, uma vez que as baterias comuns de íons de lítio recebem garantias das montadoras para, em média, 200 mil km ou oito anos de uso.

A promessa acima foi feita pela empresa Contemporary Amperex Technology Ltd. (CATL), gigante chinesa que fornece componentes para Tesla e Volkswagen, por exemplo. A empresa afirma ter a tecnologia pronta para produzir as superbaterias, capazes de rodar dois milhões de km e durar até 16 anos.

Tesla pode ser uma das beneficiadas com a novidade (Foto: Wikimedia Commons)

Tesla pode ser uma das beneficiadas com a novidade (Foto: Wikimedia Commons)

A vida útil da bateria sempre foi um dos entraves na adoção em massa de carros elétricos (além de preço alto e autonomia dos veículos abaixo do desejado), e a chegada de peças mais modernas e duradouras pode transformar a indústria.

Zeng Yuqun, CEO da companhia, não revela se alguma fabricante já encomendou a novidade, que custará cerca de 10% a mais que as baterias convencionais. Porém, no mês passado, a Tesla revelou que planejava lançar uma bateria de mais de “um milhão de milhas” (uma milha equivale a 1,6 km) na China como parte de sua estratégia de reposição. A montadora não confirmou se é a mesma que a CATL desenvolve atualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo