Navio militar iraniano é atingido por míssil e 19 pessoas morrem

Um navio de guerra do Irã foi atingindo na manhã desta segunda-feira (11) por um míssil disparado por outra embarcação militar iraniana, causando a morte de pelo menos 19 militares e deixando dezenas de feridos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o incidente aconteceu durante um treinamento militar, no Golfo de Omã, próximo ao Estreito de Ormuz, por onde passam os navios petroleiros que distribuem o produto para vários países.

Foto: Divulgação

Informações preliminares revelam que 19 marinheiros iranianos morreram e que outros 15 ficaram feridos. O Governo do Irã informou que o incidente será investigado.

Uma fonte iraniana, que preferiu não se identificar, disse que a Fragata Jamaran disparou misseis em direção a um alvo, mas que o Navio Konarak se aproximou rapidamente, sendo atingindo.

A emissora de TV iraniana informou que o incidente aconteceu no perímetro do Porto de Bandar-e Jask, no Sul do Irã.

O incidente ocorreu no perímetro do porto Bandar-e Jask do sul do Irã no Golfo de Omã durante exercícios da Marinha iraniana na tarde de domingo, no qual 19 marinheiros morreram e 15 outros ficaram feridos”, disse a TV Estatal do Irã, citando como fonte a Marinha Iraniana.

Uma outra fonte iraniana informou que algumas reportagens divulgadas pela imprensa do país são falsas, como a que afirma que o Navio Konorak teria afundado.

Em nota, a Marinha do Irã informou que o Navio Konorak é de fabricação holandesa, e que o mesmo foi comprado antes da Revolução Islâmica de 1979. O navio em questão foi reformado em 2018 e equipado com quatro mísseis tipo Cruzeiro.

O incidente acontece em um momento de aprofundamento das relações entre o Irã e os Estados Unidos (EUA) e do aumento de tensão na região, depois que os norte-americanos se retiraram do acordo nuclear entre as grandes potências.

A animosidade entre Irã e EUA aumentou significativamente em janeiro deste ano, depois de um ataque com drone realizado pelos norte-americanos, que vitimou um importante comandante militar iraniano.

O Irã revidou e atacou diversas bases militares dos Estados Unidos instaladas em território iraquiano. Os ataques não chegaram a matar militares norte-americanos.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo