Senador diz que saída para o País está na infraestrutura

Senador Major Olímpio (PSL) – Foto: Agência Brasil/ABr

O Brasil precisa de infraestrutura portuária, aeroportuária e rodoviária e de obras estruturais para interligar todos os modais de transporte. Além disso, é necessário o desenvolvimento de aeroportos regionais, impulsionando a aviação comercial e regional. Essa constatação é do Senador Major Olímpio, durante Live promovida pela Paving Expo 2020, ontem, quinta-feira, dia 7 de maio, que contou com a participação de mais de quatro mil pessoas.

De acordo com o senador, o crescimento de 1% na aviação comercial poderia contribuir para uma elevação no Produto Interno Bruto na ordem de 3,5%. “Precisamos de empresas e investidores para dar suporte e executar o trabalho estrutural necessário ao Brasil”, afirmou. Ele reforçou ainda o potencial agrícola nacional, com safras cada vez maiores, que precisarão de modais de transporte para escoar seus produtos pelo país e para o exterior. “Na aviação de pulverização já somos o segundo no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos”.

Entretanto, os desdobramentos da pandemia da Covid-19 no Brasil têm afetado todos os aspectos da administração pública, desde a saúde, passando pela assistência social. chegando à economia. “Até julho, já será destinado um montante próximo a R$ 1 trilhão para o combate dessa crise. Isso é muito mais do que seria economizado com 10 anos de previdência. A pandemia acabou desmontando uma série de estruturas e o planejamento que a área econômica tinha feito para o país”, lamentou o senador Major Olímpio.

“Hoje, no Congresso, estamos votando as medidas emergenciais da pandemia, de saúde pública e de assistência social”, disse o senador. Porém, em um segundo momento, quando houver uma diminuição da curva de contágio, ele antecipou que deve trabalhar para a retomada de investimentos no país.

Outro ponto trazido pelo senador foi que há um programa amplo para a comercialização de parte dos 700 mil imóveis e áreas pertencentes ao governo federal. Segundo ele, existem locais muito atrativos para realizar uma parceria com a iniciativa privada, a fim de que esses locais sejam utilizados para uma diversidade de empreendimentos. Isso pode gerar, de acordo com sua avaliação, recursos de até R$ 1 trilhão. E parte disso, seria direcionado à infraestrutura.

Durante a Live promovida pela Paving Expo, o senador ressaltou ainda a importância da modernização da Lei nº 8666, que trata das licitações e contratos. “Em determinado momento, realmente, a lei chegou com uma solução. Contudo, o avanço das modalidades de negócio exige uma lei mais moderna e ágil para que possa efetivamente atender as necessidades de infraestrutura no Brasil”, disse.

Além disso, Major Olímpio também avaliou a necessidade de mudança nos próprios órgãos públicos, uma vez que a morosidade na aprovação dos projetos ou na certificação ambiental atrasam o início de uma obra que poderia beneficiar toda a sociedade. “Atualmente, para a construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) leva-se, em média, 10 anos para obtenção de uma certificação ambiental. Com isso, não é possível manter os investidores”, analisou.

O senador, que é sub-relator da Comissão Mista da Reforma Tributária no Senado Federal, comentou sobre essa pauta em sua participação na Live da Paving Expo 2020. “Infelizmente, há uma disparidade de quem, como e quanto se paga de tributos no país. Por isso, estou participando de reuniões com diversos setores, recebendo sugestões de como fazer uma reforma tributária e de como priorizar os investimentos”, destacou.

Por fim, sobre a realização da Paving Expo, o senador Major Olímpio lembrou que a edição 2019 foi um sucesso. Ele, que participou da abertura do evento no ano passado, comentou como foi contagiante ver o empresariado brasileiro e internacional que esteve na feira, mostrando seus equipamentos e produtos.

Considerada pelo mercado como o mais importante encontro do segmento de infraestrutura viária e rodoviária do Brasil, a Paving Expo 2020 acontece nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2020, no Expo Center Norte e espera contar com 120 expositores nacionais e internacionais e atrair 10 mil profissionais do setor e 2000 congressistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo