Biomédicos e enfermeiros: entenda a importância destes profissionais para conter a pandemia

Campo Grande (MS) – O diagnóstico laboratorial do novo Coronavírus (Covid-19) é baseado em amostras coletadas por aspiração de vias áreas ou indução de escarro. É aí que entra em ação o biomédico que, por sua formação e perfil versátil, atua tanto na pesquisa, quanto em situações de emergência ou ainda, nos serviços de diagnóstico e terapêutico. Em todo o mundo, esses especialistas vêm se destacando por sua atuação no mapeamento do novo coronavírus.

Especialistas são essenciais para desenvolver medidas de contenção e preservação da vida, além de pesquisas, diagnóstico e novas vacinas – Foto: Divulgação

Segundo Pamela Carvalho, coordenadora do curso de Biomedicina do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, o mapeamento é essencial para entender a origem da epidemia e desenvolver vacinas e testes diagnósticos. A mestre em Ciências da Saúde destaca o esforço dos biomédicos atuando em diferentes frentes, principalmente no diagnóstico da doença, por meio de exames laboratoriais, como análises clínicas e diagnóstico por imagem. “Muitos profissionais estão dedicados de forma intensa em universidades e institutos de pesquisa, no mapeamento genético do vírus e no desenvolvimento de vacinas e tratamento”, enfatiza.

Ao lado dos biomédicos, outro profissional atua como protagonista na luta contra a pandemia: o enfermeiro. “Estes profissionais estão na linha de frente no combate ao coronavírus. São eles que ficam junto ao paciente praticamente 24 horas por dia e colaboram na detecção e avaliação dos casos suspeitos”, destaca o professor Felipe Veloso, coordenador do curso de Enfermagem na Anhanguera.

Atuação

A boa notícia para quem quer apostar na área da saúde é que as profissões da Enfermagem e Biomedicina são promissoras. A possibilidade de diversificar a área de atuação é um dos atrativos das carreiras. “Os cursos da Anhanguera vão além do conhecimento técnico e têm como proposta formar profissionais com ampla visão da realidade social brasileira e ampliar o acesso da população à saúde”, destaca o diretor da Anhanguera, Fábio Julio.

A graduação em Enfermagem leva em consideração conhecimentos cada vez mais exigidos pelo mercado como saúde coletiva, formação integral em saúde, estratégia da saúde da família. E, no contexto de uma pandemia, esse profissional se destaca em funções, como: realizar cuidados de maior complexidade técnica a pacientes graves; executar práticas de abordagem ventilatória e circulatória; utilizar dispositivos supra glóticos, intraósseos, dentre outras.

Já a graduação em Biomedicina permite atuar para conter endemias, epidemias e pandemias. A atuação deste profissional tem sido essencial na área de diagnóstico do novo coronavírus, que pode ser feito por meio de técnicas de Biologia Molecular como o exame confirmatório (RT-PCR). No campo da pesquisa científica em saúde, o profissional Biomédico tem se destacado, principalmente, em estudos na área de genética e biologia molecular.

Tradicionais na Anhanguera, os cursos têm como foco, formar profissionais com ampla visão da realidade social brasileira e contribuir para a ampliação do acesso da população à saúde. O aprendizado em sala de aula é aplicado no estágio obrigatório, realizado nas clínicas mantidas pela instituição ou em unidades do Sistema Básico de Saúde (SUS), sempre com supervisão de profissionais capacitados. “Nosso objetivo é contribuir para oferecer uma formação de qualidade com infraestrutura completa”, enfatiza Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo