Vulcão entra em erupção na Indonésia e lança cinzas

O Vulcão Anak Krakatoa entrou em erupção na noite desta sexta-feira (10) e lançou uma coluna de cinzas no céu da Indonésia. As cinzas chegaram a 500 metros de altura e puderam ser vistas de longe.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a primeira erupção ocorreu por volta das 21h58min (horário de Brasília) e a atividade durou cerca de 1 minuto.

Um cidadão indonésio observa a fumaça do vulcão Anak Krakatoa, que entrou em erupção na noite desta sexta-feira (10) — Foto: Ronald Siagian / AFP Photo

Já a segunda erupção aconteceu por volta das 22h35min (horário de Brasília e durou aproximadamente 38 minutos. Uma densa coluna de fumaça de desprendeu da cratera do vulcão.

Algumas pessoas que estavam em Jacarta, capital da Indonésia, a aproximadamente 150 km de distância da ilha onde fica localizado o Vulcão Anak Krakatoa, disseram que ouviram barulhos de fortes explosões, antes que ele entrasse em erupção.

As autoridades indonésias, no entanto, informaram que não existe a possibilidade de serem ouvidas explosões do vulcão a essa distância.

A atividade do Vulcão Anak Krakatoa preocupa as autoridades e os cidadãos indonésios, porque a erupção pode provocar tsunamis durante a quarentena por causa do Coronavírus.

O primeiro dia de quarentena por causa do Covid-19 começou ontem em Jacarta. A proibição de circulação na cidade é parcial, podendo os moradores sair de casa somente para ir ao médico, farmácias e estabelecimentos que comercializem alimentos.

Embora o vulcão esteja numa ilha desabitada, muitos indonésios e as próprias autoridades do país temem um tsunami. Em 2018, a erupção do Krakatoa provocou uma onda gigantesca, que atingiu o litoral do país, causando a morte de aproximadamente 400 pessoas.

Com informações das agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo