Coronavírus: a crise que está provocando a adaptação dos negócios ao “novo normal”

Fechar não é parar! Foi o que nós da Associação Comercial dissemos insistentemente aos mais de 8 mil associados da entidade na semana em que o comércio parou. Mesmo sem saber o que aconteceria e por pior que parecesse o cenário, de uma coisa tínhamos certeza: não era momento de desespero, e sim, mais uma vez, de contribuição.

De lá para cá vivemos meses em alguns dias. Empresas que estavam com seu planejamento de e-commerce parado tiveram que retomá-lo às pressas, e aquelas que não tinham passaram a considerá-lo. Nada será como antes. As relações de consumo mudaram, o consumidor está mudando, seus fornecedores certamente já mudaram, e só conseguirá sobreviver quem tiver a capacidade de se adaptar ao novo cenário.

João Carlos Polidoro, presidente da ACICG – Foto: Arquivo Pessoal

A Organização Mundial do Comércio divulgou uma projeção na última quarta-feira, afirmando que o comércio global deve cair entre 13% e 32% por conta da COVID-19, e que a recuperação deve ocorrer em 2021. Mesmo na crise iniciada em 2014, Campo Grande caminhou acima das projeções nacionais, com inadimplência abaixo da média e consumo acima dos índices. Porém, não sabemos como será o comportamento da pandemia na nossa região.

Por mais que tenhamos passado por diversas crises, é a primeira vez na história moderna que presenciamos o declínio da economia provocado pela saúde. Por isso, pedimos calma ao empresário. Você não está sozinho. Eu, você e milhões de pessoas no mundo inteiro estamos com o mesmo problema. Portanto, use a racionalidade que você sempre teve para operar seu negócio para manter a calma.

Faça um planejamento de curto, médio e longo prazo. Atue no curto prazo – porque isso vai fazer toda a diferença -, mas tome cuidado com suas ações, porque o cenário pode mudar na semana seguinte, e até mesmo no dia seguinte, e aí a decisão já terá sido tomada. Então, muito cuidado e olhe pra frente.

Atue na sua empresa. Aproveite esse tempo que você está sendo forçado a pensar no seu negócio e reinvente-se. Existem oportunidades. O mundo inteiro está se reinventando e esse é o momento para você adaptar sua empresa também. O ambiente é difícil, mas existem entidades prontas para ajudar nesse processo. A Associação Comercial tem atuado diuturnamente para que as informações cheguem até os empresários com tudo o que precisam saber para para manter seu negócio funcionando. Então, busque ajuda.

Que nesta Páscoa possamos refletir sobre como continuaremos colaborando com o mundo no enfrentamento da pandemia, sem esquecer, jamais, que somos empreendedores, que já inovamos em algum momento e que estamos sendo chamados à luta mais uma vez. Esse é o momento de nos unirmos pra sairmos dessa crise, que não vai ser tão fácil quanto possamos querer, mas certamente sairemos dela juntos e mais fortes.

*João Carlos Polidoro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo