Instabilidade aumenta as condições de chuva no MS

A presença de um sistema meteorológico chamado de “cavado” entre a Argentina e o Paraguai, favorece a formação de áreas de instabilidade que avançam para o Mato Grosso do Sul.

Nesta sexta-feira (27), o ar seco perde força e as condições de chuva aumentam na maioria das áreas do Mato Grosso do Sul. Apesar do sol aparecer em todo o estado, a região de Corumbá já pode registrar algumas pancadas de chuva já pela manhã. Na capital Campo Grande, em Ponta Porã, no Norte e no interior do estado, as pancadas de chuva acontecem a partir da tarde de moderadas a forte intensidade com raios e rajadas de vento. Só não deve chover nas áreas próximas de São Paulo e do Paraná.

Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa

No pantanal do Mato Grosso, áreas de instabilidade que vem da Bolívia ajudam a espalhar muitas nuvens carregadas que provocam chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do estado, o tempo quente e úmido predomina e a partir da tarde há condições para chuva. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, todo o norte e oeste de Mato Grosso, ficam em alerta nesta sexta-feira para o risco de temporais.

Em Goiás e no Distrito Federal, o calor e a umidade alta presentes na atmosfera vão estimular o crescimento de nuvens carregadas. O sol aparece desde cedo, mas a partir da tarde todas essas áreas ficam em atenção para chuva de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, exceto os municípios que fazem divisa com Minas Gerais, onde o tempo fica mais firme.

Fim de semana

No sábado, as áreas de instabilidades estarão mais ativas no norte e no pantanal do Mato Grosso, no sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Nestas áreas, o céu fica carregado de nuvens com previsão de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal e na maioria das áreas goianas, o sol aparece, faz calor e com o crescimento das nuvens há condições para pancadas de chuva isoladas a partir da tarde com raios.

No domingo, as áreas de instabilidade perdem força e o sol aparece em todos os estados e no Distrito Federal. O forte aquecimento associado disponibilidade de umidade contribui para o aumento de nuvens e as pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. No sul de Goiás, já pode chover de manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo