Em tempos de Covid-19, contribuinte deve adiantar declaração de IR, recomenda professora

Prazo final para entrega da declaração de pessoa física continua 30 de abril, sem alterações

Em meio à pandemia de Covid-19, muitas coisas mudaram, prazos foram suspensos, serviços alterados. Mas, o imposto de renda continua com a mesma data de entrega para a declaração de pessoa física. Por enquanto, a Receita Federal anunciou mudanças apenas no calendário de entrega das declarações do Simples Nacional e do MEI, que passarão a ter como prazo final o dia 30 de junho. A coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Estácio Campo Grande, professora e contadora Iara Marchioretto dá dicas para quem quer adiantar a declaração.

A primeira delas é se atentar ao prazo final para acertar as contas com o governo. “O último dia para entregar a declaração é 30 de abril. O contribuinte que não entregar no prazo é multado em, no mínimo, R$ 165,74”, explica.

Iara Marchioretto explica que o período de isolamento social pode ser usado pelo contribuinte para separar a documentação. Tudo, claro, sem sair de casa.

“O contribuinte pode separar os informes de rendimentos dos trabalhos assalariados, se ele aluga um imóvel para terceiros, precisa separar os recibos de aluguel, informes de rendimentos bancários, que estão disponíveis nos aplicativos das instituições bancárias, além dos informes dos planos de saúde, recibos médicos e odontológicos”, orienta.

Outros documentos que devem ser separados são comprovantes de recebimento de ações judiciais e, no caso de quem tem atividade rural, é importante também deixar separado as notas fiscais das receitas e despesas que teve ao longo de 2019.

Uma dica importante para quem quiser aproveitar esse período e fazer a declaração com segurança é usar o certificado digital – disponível no site da Receita. “Se o contribuinte tem, ele pode acessar, por exemplo, as informações que foram declaradas pelo empregador para a Receita Federal e ter acesso aos informes de rendimento mais atualizados, caso o empregador tenha feito alterações”, afirma a coordenadora do NAF da Estácio Campo Grande.

A principal novidade deste ano é que a restituição será dividida em cinco lotes e não mais em sete, como acontecia até o ano passado. O primeiro lote já receberá a restituição no mês de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo