Nota oficial de esclarecimento: Jogos Escolares da Juventude de MS estão mantidos

A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) esclarece que apenas as etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude 2020 foram canceladas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na noite desta quarta-feira (25.03). A suspensão alinha-se às medidas de prevenção do contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Foto: Divulgação

No entanto, a princípio, a etapa estadual (os tradicionais Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul), realizada pela Fundesporte e a nacional (fase final), organizada também pelo COB, estão mantidas para este ano. As regionais, voltadas à classificação das modalidades coletivas (futsal, handebol, voleibol e basquetebol), são divididas em três grupos/conferências:

Regional Verde (9 unidades federativas – Norte + MT e DF): Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Regional Azul (9 unidades federativas – Nordeste): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Regional Amarela (9 unidades federativas – Sul, Sudeste + GO e MS): Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Ou seja, as equipes das quatro modalidades coletivas, após passarem pela classificatória estadual (no nosso Estado, os Jogos Escolares da Juventude de MS), prosseguem à regional. Nesta, se terminarem em primeiro ou segundo lugar, garantem vaga à nacional, normalmente realizada no mês de novembro.

Nos 12 esportes individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, luta olímpica/wrestling e xadrez), a fase estadual já assegura classificação direta à nacional/final.

Até o momento, a Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e Lazer (Gedel) da Fundesporte, mantém a edição 2020 dos Jogos Escolares da Juventude de MS. As datas ainda serão definidas, levando em consideração as medidas de proteção contra a epidemia viral.

De acordo com o COB, a confirmação da fase nacional acontecerá até o final de junho, bem como a definição da cidade-sede. Campo Grande, por meio de carta de intenção do Governo do Estado, via Fundesporte, candidatou-se para sediar a etapa final, considerado o maior evento esportivo-estudantil do mundo e que reúne, durante 15 dias, alunos-atletas de todos os Estados do país, nas faixas etárias de 12 a 14 e 15 a 17 anos. A edição do ano passado foi realizada em Blumenau-SC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo