Terremoto de magnitude de 5,3 graus na Escala Richter atinge a Croácia

Um forte terremoto de magnitude de 5,3 graus na Escala Richter atingiu na madrugada deste domingo (22), por volta das 01h25min (horário local), o Norte da cidade de Zagreb, capital da Croácia, deixando pelo menos 1 morto e dezenas de feridos.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, vários prédios foram danificados e pelo menos dois desabaram.

Um forte terremoto de 5,3 graus de magnitude atingiu provocou Zagreb, capital da Croácia, na madrugada deste domingo (22) — Foto: Antonio Bronic/Reuters

O Centro Alemão de Geociências informou que o tremor aconteceu a 10 km de profundidade. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) informou que o abalo sísmico foi sentido em vários países, como Bósnia e Herzegovina, Croácia, Hungria, Eslovênia e Áustria, localizados a cerca de 9 km de distância do epicentro.

A vítima fatal foi identificada como sendo um adolescente de 15 anos, cuja identidade não foi revelada. Os país do menino ficaram gravemente feridos e foram socorridos.

O chefe do Setor de Emergências de Zagreb, Zarko Rasic, disse que a vítima fatal foi encontrada sem vida sob os escombros de um edifício que desabou.

Recebemos um chamado de um edifício que desabou e encontramos um adolescente inconsciente, sem sinais vitais“, afirmou Zarko Rasic.

Morador Zagreb, capital da Croácia é visto fotografando os danos causados a Catedral de Zagreb — Foto: Antonio Bronic/Reuters

Testemunhas disseram que o terremoto durou cerca de 10 minutos e que foi seguido por tremores secundários.

Inês Ivancic, uma sismóloga croata, disse em entrevista a jornalistas que o tremor foi forte e que por enquanto não há como contabilizar os prejuízos e nem calcular o número de vítimas (mortos, feridos e desabrigados).

“A torre da Catedral de Zagreb foi danificada pelo terremoto”, disse Inês Ivancic.

Já o ministro do Interior da Croácia, Davor Bozinovic, pediu aos moradores de Zagreb, que caso precisem deixar suas casas, que permaneçam distantes das ruas, para evitar a proliferação do Covid-19 (Coronavírus).

O país ainda luta para conter a proliferação da doença. Até agora a Croácia registrou 206 casos e apenas uma morte.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo