Samu chega perto do recorde e comemora o hexa na 17ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana

Equipe completou os 75 km de remada em 5h48min09s

Equipe com mais títulos no Brasil, a Samu Team Brazil garantiu o hexacampeonato na 17ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana, uma das principais provas da modalidade no Mundo, neste sábado (14), com largada e chegada em Santos. O experiente time da capital paulista liderou os 75 km de percurso, desde as primeiras remadas, imprimiu um ritmo forte e cadenciado, para chegar muito perto de seu próprio recorde, ficando a menos de sete minutos da melhor marca, com 5 horas 48 minutos e 9 segundos.

A Brucutus, de Bertioga, única equipe presente nas 17 edições do evento, repetiu o segundo lugar do ano passado, terminando o desafio oito minutos depois. O grupo terminou em 5h56min29s, abrindo quase meia hora de dianteira da terceira colocada, a Paddle Club Ilhabela, que comemorou o primeiro lugar da categoria master (40+), com 6h24min15s.

Ainda na open masculino, a Maikekai Buriquioca, mais uma equipe de Bertioga, chegou com 6h30min50s, com a Kne Va’a Team, de Salvador/BA, na sequência, com 6h39min11s. Destaque, também para a categoria mista (três homens e três mulheres na canoa), com vitória da Poseidon, de Santos, com 6h55min15s, sendo a décima no geral. Na master 50+, a Sampa Canoe Club foi a melhor, com 7h02min01s, na 11ª colocação entre todas que largaram. Já na disputa feminina, vitória da Odoya/ Vinca Consórcio, representando São José dos Campos, com 7h12min56s, na 16ª posição total.

Canoa Havaiana 2020 – Foto: Ivan Storti

Disputada sob um sol forte, a prova teve como grande dificuldade a segunda parte do percurso, no Canal de Bertioga, com maré contra e muito baixa, com vários atletas encostando as pás dos remos no fundo. Nos 75 km de percurso, o que valeu foi a estratégia de leme e, sobretudo, de revezamentos. Cada equipe conta com nove integrantes, sendo seis na canoa e três indo no barco de apoio para as seguidas substituições, para manter o ritmo constante.

A Samu já saiu na frente na largada, remando muito forte para ganhar a ponta antes mesmo de atravessar o Canal de Santos, em direção à Ilha das Palmas. Durante a primeira metade, a Brucutus ainda tentou acompanhar e mantinha distância visual, mas no Canal de Bertioga, os hexacampeões abriram mais vantagem. Apesar de chegarem muito perto do recorde, o capitão da equipe, Sérgio Prieto, disse que o resultado foi muito importante.

Foi uma prova dura. Não conseguimos fazer nenhuma tangência no Canal, então tivemos de procurar a parte mais funda o tempo todo. Mas fizemos uma boa prova e se tivesse a condição um pouquinho melhor, teríamos batido o recorde”, disse. “Uma vitória dessas nos motiva a buscar novas conquistas”, complementou Serginho, referindo-se à vontade de tentar competir novamente na Travessia Molokai-Oahu no Havaí, onde já foram os décimos.

Canoa Havaiana 2020 – Foto: Ivan Storti

Junto com Serginho, remaram na Samu os atletas experientes como Rafael Leão, com 15 participações na Volta, Murilo Pinheiro, Dave Macknight, Alan Reynol, Luiz Guida, o Animal, junto com os reforços Vitor Pogetti, Robert Almeida e o Rafael Santacreu.

Presente em todas as edições da Volta à Ilha, o capitão da Brucutus, Everdan Riesco, destacou a força dos campeões e se emocionou em ver a equipe novamente entre as duas melhores. “A Volta é uma prova maravilhosa, dura, nível altíssimo. A Samu é uma equipe fenomenal. São todos atletas bem preparados. Tentamos manter no visual, mas não deu”, disse Riesco.

HOMENAGENS – Antes da largada, feita no estilo Le Mans, com todos atletas posicionados na areia para empurrarem as canoas para o mar, o organizador do evento, Fábio Paiva, prestou homenagens a pessoas que contribuíram para o crescimento da canoagem e, sobretudo, da canoa havaiana. Foram lembrados Valdir Seabra, o jornalista Fábio Maradei, o secretário de esportes, Gelásio Fernandes, e o vereador Ruy de Rosis, que instituiu o Dia Municipal da Canoa Havaiana, sempre comemorado em março na data da Volta à Ilha de Santo Amaro.

Fábio Paiva comemorou o novo sucesso, com 31 equipes participando da competição. “A gente vem com uma reflexão lá de trás, desde a primeira Volta, quando começamos e todos achavam que éramos loucos. A prova vem crescendo cada vez mais. As equipes se encorajando, se preparando mais para um desafio como esse, que a gente nunca sabe o que pode acontecer”, comentou.

Canoa Havaiana 2020 – Foto: Ivan Storti

Ele destacou a transmissão ao vivo pela internet e no painel de LED na Praia. “As pessoas conseguiram ter um pouco da sensação que temos no mar, acompanhando as canoas, vendo o trabalho de equipe. Esse sentimento é imensurável, principalmente nesse ano que a canoa completa 20 anos no Brasil. É muita emoção. Tenho de agradecer o apoio da Prefeitura, através da Semes, e os nossos patrocinadores, sobretudo a DP World, desde 2016 com a gente”, destacou.

“É um trabalho que vem crescendo, de formiguinha, mas sólido. Hoje você vê a nossa Cidade instituindo o Dia da Canoa Havaiana. É fantástico! Temos uma equipe de trabalho engajada, comprometida, mais de 80 pessoas preparadas para dar um baita de um presente para quem gosta de remar”, complementou Fábio, anunciando que a 18ª edição da Volta à Ilha de Santo Amaro já tem data definida, 20 de março de 2021, novamente com largada e chegada na Praia da Aparecida.

PROJETO SOCIAL – Outra campeã na prova deste ano foi a equipe Noanacanoa – Defesa Civil, de Angra dos Reis, capitaneada por Marcelo Lopes, faturando o troféu do projeto social. O time doou 147 latas de leite em pó, Sustagem e Nutren Kids, de um total de 527 entre todas as equipes e entregues à “Abraccii – Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infanto Juvenil”, de Santos.

A 17ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana teve o patrocínio de DP World Santos, através do Promifae/Semes, e copatrocínio da Opium Caiaques e Canoas. Apoios: Panificadora Rainha da Barra, Sabesp, Baraçaí, Secretaria Municipal de Esportes de Santos, Drones Litoral e FMA Notícias. Organização da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha – Associação Brasileira de Canoa Havaiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo