Prevenção ao câncer de colo de útero é tema do Março Lilás

Vacina contra o HPV é uma grande aliada

Foto: Divulgação

Você sabia que Março é o mês da campanha de prevenção do Câncer de Colo de Útero? Além de conter o dia Internacional da Mulher, o mês, Março Lilás, é dedicado também a campanha de prevenção do tumor maligno que afeta a parte inferior do útero. A doença é uma das maiores causas de morte por câncer entre as mulheres no mundo.

Um dos principais fatores que levam ao desenvolvimento do câncer de colo de útero é o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), que infecta a pele e mucosas e é transmitido por meio de relações sexuais. Existem mais de 200 tipos de HPV, mas somente 14 podem causar câncer.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de uterino é o terceiro tipo de câncer mais comum, ficando atrás apenas do câncer de mama e câncer colorretal. Atinge majoritariamente mulheres na faixa de idade dos 45 aos 49 anos, sendo que a maior incidência é na região Norte do país.

Grande parte da população não sabe que existe uma vacina para prevenir o câncer do colo do útero. De acordo com dados do InCa, mais de 90% das mulheres que têm esse tipo de câncer foram antes infectadas pelo HPV, do qual existem mais de 200 subtipos. Desenvolvida principalmente a adolescentes que ainda não iniciaram a vida sexual, é indicada para a faixa etária dos nove aos 26 anos, sendo dividida em duas doses até 15 anos e três doses acima dessa idade.

A vacina contra o HPV é extremamente segura e eficiente, e pode ser utilizada por meninas e mulheres, dos 9 aos 45 anos para prevenir este câncer. Também protege contra outros tipos de câncer relacionados ao vírus do HPV, e, dependendo da vacina, contra verrugas genitais.

Segundo o Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, médico e diretor técnico responsável da Imunitá Centro de Imunização, a vacina contra o HPV, juntamente com o acompanhamento periódico com o médico ginecologista, e a realização periódica do exame de Papanicolau, garantem a proteção da mulher contra o Câncer do Colo de Útero. “Mas é importante ressaltar que o uso do preservativo também é fundamental”, explica.

O HPV pode ser eliminado naturalmente pelo organismo. Pode, contudo, levar até dez anos para se manifestar, e a infecção ser assintomática durante esse tempo. Dor nas relações sexuais e sangramentos fora do período menstrual são sinais de alerta.  A vacina do HPV é uma vacina contra um importante e perigoso tipo de câncer, que pode ser prevenido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo