EUA proíbe voos vindos da Europa para conter Covid-19

Presidente Donaldo Trump durante pronunciamento na Casa Branca – Foto: Reuters

O Governo dos Estados Unidos (EUA) anunciou na noite desta quarta-feira (11) a suspensão de todos os voos vindos da Europa por pelo menos 30 dias. As restrições, no entanto, poderão ser ampliadas, assim como o prazo.

A decisão foi anunciada pelo presidente Donald Trump em cadeia de rádio e televisão. A proibição de voos vindos da Europa foi tomada para impedir a proliferação do Coronavírus (Covid-19) nos Estados Unidos.

A restrição, no entanto, não afeta os voos vindos da Grã-Bretanha. Essa atitude de Trumpo foi tomada depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia global de Covid-19.

A União Europeia falhou em tomar as mesmas precauções [que os EUA] e em restringir voos da China e outros países“, criticou Trump.

Decidi tomar medidas duras, mas necessárias, para proteger a saúde e o bem-estar de todos os norte-americanos e evitar que novos casos entrem em nosso território. Vamos suspender todos os voos da Europa para os EUA pelos próximos 30 dias“, conclui o presidente dos EUA.

Segundo fontes da Casa Branca, que pediram para não serem identificadas, o presidente Trump, no entanto, teria cometido um erro, porque a restrição se aplica somente a estrangeiros que, nos últimos 14 dias, estiveram em algum dos 26 países da chamada Área Schengen. A medida também não se aplicaria a cidadãos norte-americanos, residentes permanentes e parentes imediatos.

Aeroporto nos Estados Unidos – Foto: Associated Press

A decisão do governo norte-americano abrange principalmente aviões comerciais (de passageiros) e não aviões de cargas vindo do continente europeu.

O Governo dos EUA continua monitorando a situação em todo o mundo, principalmente na China e na Coreia do Sul, onde os casos de infectados estão diminuindo.

A União Europeia ainda não se manifestou oficialmente sobre a suspensão dos voos da Europa para os Estados Unidos.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo