Campo-grandenses se arriscam ao criarem suas próprias dietas, alerta nutricionista

55% dos entrevistados alegaram fazer algum tipo de dieta sem acompanhamento profissional

Para avaliar o índice de pessoas que já se dedicaram a uma dieta, sem acompanhamento profissional, e possíveis consequências dessa ação, um nutricionista de Campo Grande passou a aplicar questionário aos pacientes e identificou que mais da metade dos entrevistados já fizeram restrição alimentar por influência da internet, amigos ou familiares e até mesmo por conta própria.

A prévia da pesquisa, ainda em andamento, aponta que 45% dos entrevistados campo-grandenses buscam acompanhamento de profissional habilitado: nutricionista. Todos os demais já fizeram em algum momento algum tipo de dieta, sem instruções técnicas. As perguntas aplicadas nas duas primeiras semanas de março de 2020, foram respondidas por 50 pessoas, até o momento.

“Estamos falando de mais da metade de uma amostra, que pode corresponder a realidade de uma comunidade inteira. Fazer dieta por influência de blogues ou amigos, pode levar a pessoa à frustração, uma vez que cada corpo responde de uma forma específica e tem suas próprias necessidades. Sem falarmos das consequências à saúde”, explica Emerson Duarte, nutricionista responsável pelo questionário.

“A dieta por conta própria na maioria das vezes não resolve a questão do paciente. Excesso ou falta de nutrientes, de gordura e proteínas, são consequências da ação, além do efeito sanfona. Isso sem citarmos o uso da automedicação, que deixa a situação ainda mais grave”, explica o nutricionista.

Os entrevistados na pesquisa estão em busca de perder peso em curto espaço de tempo. “Eles fazem parte do Desafio 15 dias, uma dinâmica criada para àquelas pessoas que não se enquadram no acompanhamento nutricional tradicional, mas que reconhecem a necessidades de profissionais da saúde por perto. Eles passarão a receber instruções para alimentação e atividades físicas, por profissionais habilitados, entre os dias 14 e 28 de março. É uma competição saudável e além de perder peso, os primeiros colocados ainda receberão uma TV e duas bicicletas na premiação. Uma forma divertida de cuidar da saúde do corpo”, pontua.

Para mais informações do desafio o paciente deve entrar em contato pelo WhatsApp: (67) 99288-0357.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo