No Dia da Mulher, Etiene recebe certificado do Guinness World Records™ por marca nos 50m costas

Nadadora pernambucana garantiu recorde, mantido até hoje, durante o Mundial de Natação em Piscina Curta em Doha, no Qatar, em 2014, com a marca de 25s67

São Paulo (SP) – Ter seus feitos reconhecidos e imortalizados na história do esporte é motivo de orgulho para qualquer atleta, independentemente de modalidade. No caso da nadadora Etiene Medeiros, a sensação não é diferente. Neste domingo (8), a pernambucana de 28 anos de idade recebeu o certificado oficial do GUINNESS WORLD RECORDS, pelo recorde mundial dos 50 metros de costas mais rápidos nadados em piscina curta por uma mulher, quando conquistou a medalha de ouro no Mundial de Natação de piscina curta em Doha, no Qatar, em 2014.

Muito feliz em receber este certificado. Para mim, representa reconhecimento para as mulheres, para a natação feminina brasileira, para meu técnico o Fernando Vanzella, com quem estou junto há oito anos. Fico muito grata. O Vanzella estava lá comigo e também os demais técnicos que passaram pela minha carreira. É um sentimento muito bom“, enalteceu Etiene Medeiros, que em 2014 cravou o tempo de 25s67 e conquistou a primeira medalha em provas femininas da história do país.

Etiene Medeiros (Igo Bione / etienemedeiros.com)

Conhecer a Etiene pessoalmente e apresentar o certificado oficial a ela foi realmente inspirador. Etiene pratica natação desde os quatro anos e depois de 19 anos dedicados à natação conquistou um recorde mundial. Ela é um exemplo do que pode acontecer quando diligentemente seguimos a nossa paixão. Nós estamos felizes em poder confirmar que todos os esforços dela são Officially Amazing“, comentou Raquel Assis, a Adjudicadora Oficial do Guinness World Records.

Um “presente” que chega em boa hora às mãos de Etiene Medeiros, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Ela recebe o certificado em um momento no qual o empoderamento feminino nunca esteve tão em alta, inclusive no âmbito esportivo.

O papel das mulheres no esporte atualmente é desafiador. Não é fácil. Você tem que ter muita coragem. O espaço feminino vem crescendo, mas muito por conta de outras que vieram antes e lutaram para ter as oportunidades que tenho hoje. Mesmo assim, são muitos desafios para mostrar que os valores femininos fazem diferença no esporte. Não é fácil, mas eu sigo tentando conquistar terreno na natação“, contou Etiene.

Etiene exibe certificado (Igo Bione / etienemedeiros.com)

Destaque fora das piscinas – O reconhecimento recebido pela atleta tem uma importância ainda maior, por conta do fato de Etiene Medeiros exercer uma liderança natural entre as nadadoras do Brasil. Além disso, Etiene destaca-se por seus projetos sociais, do Nado Por Tudo, em que anualmente doa o lucro das vendas dos produtos – squeeze e toucas – para entidades. Fatos como estes mostram o quanto ela é diferenciada no cenário esportivo nacional.

Eu falo que a natação me deu várias coisas, várias oportunidades e conquistas. E hoje eu uso meu lado público, o poder que eu tenho dentro do esporte, dentro da sociedade brasileira, para envolver questões importantes. Com essas campanhas, quero mostrar um olhar diferente, totalmente solidário. Para asma, eu que sou asmática, sou atleta e recordista, quero mostrar que existe tratamento. Como também no câncer de mama e no câncer de próstata. Eu uso o que tenho de poder e visibilidade para ampliar a consciência sobre estas questões“, destacou Etiene.

Girls Camp – A nadadora pernambucana foi uma das convidadas para participar do ‘Girls Camp’, ação promovida pelo NBA Basketball School em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Na manhã deste sábado (7), Etiene esteve no Clube Alto de Pinheiros, em São Paulo (SP), onde falou sobre o universo feminino no esporte. Esta foi a primeira de uma série de ações da atleta no mês da mulher.

Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene Medeiros está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste, na Hungria, a pernambucana foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019 acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Fernando Vanzella e Etiene Medeiros (Igo Bione / etienemedeiros.com)

Sobre o Guinness World Records

Qual é a ave de caça mais rápida da Europa? Foi essa a pergunta que inspirou a fundação do Guinness World Records em 1955. O que começou com a publicação de um único livro em um ginásio. Nos dias de hoje, o GWR é uma marca multimídia global, com escritórios em Londres, Nova York, Miami, Pequim, Tóquio e Dubai. Atualmente, oferecemos conteúdo de classe mundial, não apenas em livros, mas também através de programas de televisão, redes sociais e eventos. Nossa equipe de consultoria interna trabalha em estreita colaboração com marcas e empresas em todo o mundo para maximizar o poder de quebra de recordes e entregar soluções e campanhas corporativas premiadas. Nosso propósito de marca é inspirar pessoas – indivíduos, famílias, escolas, grupos, empresas, comunidades e países – a lerem, observarem e participarem das tentativas de recordes. Para se juntar a esta comunidade de recordistas e aspirantes a recordistas, bem como encontrar a resposta para essa pergunta original, acesse www.guinnessworldrecords.com.br 

Mais informações:

Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros

Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial

Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros

Youtube: youtube.etienemedeiros.com

Flickr: fotos.etienemedeiros.com

Site: www.etienemedeiros.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo