No mês da mulher, Sebrae realiza evento para inspirar empreendedoras

Participantes conferiram temas como comportamento empreendedor, gestão e maternidade, experiência do cliente e autoconhecimento.

Para marcar o mês da mulher, a terceira edição do Sebrae Inspira Mulher de Negócios apresentou nesta quarta-feira (04) tendências de mercado a empresárias e interessadas em empreender. O ciclo de palestras reuniu quatro especialistas em empreendedorismo na capital, que abordaram comportamento empreendedor, gestão e maternidade, experiência do cliente, entre outros.

O evento foi criado para inspirar outras mulheres a seguirem nos negócios. A programação começou com a empresária Nina Silva, considerada uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil segundo a revista Forbes e uma das fundadoras do Movimento Black Money, que atua com inovação, mindset empreendedor e educação financeira para população negra. Para ela, encontrar primeiramente um propósito é essencial.

Mulheres participam ciclo de palestras no Sebrae em Campo Grande – Foto: Sebrae/MS

“Entender o que realmente foi o propósito para mim foi fundamental e hoje é a mola propulsora para todas as atividades que eu faço. Para quem está começando, é preciso criar redes e buscar conteúdos e o apoio de organizações como o Sistema S e instituições civis, como redes de mulheres empreendedoras”, disse.

Uma grande parcela das mulheres que decidem empreender são mães buscando mais tempo com os filhos, assim, aliar maternidade e empreendedorismo tem se tornado uma tendência. Por isso, a representante da B2Mamy – aceleradora de negócios focadas em mães empreendedoras–, Beatriz Blaqui, abordou as diversas possibilidades na área, também enfatizando a importância das redes.

“As tendências no mercado são as conexões, a criação de tribos que gerem uma comunidade apaixonada pelo negócio. É a nova economia, que é compartilhada, ágil, e com um propósito que impacte positivamente na vida das pessoas. E temos que ter a certeza de que tudo é possível”, declarou.

A experiência do cliente, vendas, relacionamento e fidelização também foram o foco do evento, com a palestrante Jacqueline Gomes, certificada pelo Instituto da Disney com cursos oficiais. Ela orientou as participantes sobre como conquistar relacionamento positivo e duradouro com os clientes, a partir de conceitos da instituição.

Encerrando a programação, a coach de executivos e empresas familiares Graziela Merlina apresentou pontos sobre autoconhecimento e liderança para os novos tempos, valorizando os aspectos femininos e masculinos, que segundo ela, estão presentes em todos os seres humanos.

O Sebrae Inspira Mulher de Negócios é resultado de uma série de ações voltadas ao público feminino, com o objetivo de estimular as mulheres a empreender e ter sucesso nos negócios. Além do ciclo de palestras, no evento, as participantes ampliaram a rede de contatos e puderam conferir em primeira mão a pesquisa “Perfil da Mulher Empreendedora de MS”, com dados sobre os motivos que as levaram a empreender e os principais desafios.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, a programação foi construída a partir de pesquisas e demandas de clientes. “Começamos algumas ações direcionadas para o empreendedorismo feminino. Muitas mulheres fizeram muito para que chegássemos onde chegamos, e hoje estamos fazendo para que mais mulheres possam ir além”.

Público aprova

A empresária Maria Aline, proprietária da MMS Materiais Para Construção, se inscreveu para o evento após receber recomendações positivas. “É uma oportunidade para nós empreendedoras conhecermos ferramentas, expandir nossa visão em relação ao negócio. E também quis participar deste evento porque ele é voltado para a mulher”.

Já para a proprietária da Ave Maria Biojoias, Amauri Raizer, que recentemente expandiu o negócio ao sair do Microempreendedor Individual (MEI) para a Microempresa (ME), o momento é de buscar conhecimento e ampliar contatos. “Sou acompanhada pelo Sebrae no projeto Mulher de Negócios, participo dos eventos porque sempre aprendo muita coisa, tenho contato com pessoas que não conhecia, então agrega muito”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo