Três equipes do Centro-Oeste estão inscritas na 26ª Competição Baja SAE BRASIL, este ano com novos desafios

Competição estudantil será realizada de 11 a 15 de março, ao lado da Fatec, em São José dos Campos (SP), com novas provas dinâmicas

São Paulo (SP) – Duas equipes do Distrito Federal (DF) e uma do Mato Grosso do Sul (MS) representam a região Centro-Oeste na 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, que reunirá cerca de mil estudantes de cursos de engenharia de Norte a Sul do País no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), de 11 a 15 de março.

Este ano a competição tem 73 equipes inscritas de 13 Estados mais Distrito Federal, de 63 instituições de ensino superior. Além de projetar e construir os carros off road, os universitários são responsáveis pela organização e gerenciamento das equipes, na parte técnica e gestão financeira dos projetos.

Equipe UnBaja, da UnB, no Desafio Regional em 2019 – Foto: Divulgação

Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional qualificará as três universidades que obtiverem as melhores pontuações na soma geral a representar o País na competição mundial Baja SAE Illinois, promovida pela SAE International, nos Estados Unidos, de 3 a 6 de junho próximo.

Equipes – Pelo DF estão inscritas as equipes UnBaja e Piratas do Cerrado, ambas da Universidade de Brasília (UnB) e por Mato Grosso do Sul, a equipe Javalis Baja, da Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande – MS).

Destaques – Distrito Federal – A veterana equipe Piratas do Cerrado, da Universidade de Brasília (UnB), participa de competições regionais Baja SAE Brasil desde 1998. Em 2019 estreou na Etapa Nacional com a 14ª posição na classificação geral entre 79 equipes e foi premiada a melhor equipe da região Centro-oeste. “Buscamos um projeto resistente e apto a aguentar todos os desafios da competição, principalmente o Enduro, a prova mais desafiadora em nossa opinião”, diz Pedro Carvalho Gomes, capitão da equipe, 22 anos, 6º semestre de Engenharia Mecânica. Para dar mais leveza ao protótipo a equipe usou softwares de simulação no desenvolvimento de peças, além de materiais tratados termicamente para mais resistência e menos peso. Também apostou em melhorias na dirigibilidade, por meio de estudos para reduzir variações lineares e angulares dos parâmetros de direção, além de projetar a suspensão e a direção para aperfeiçoar o controle do carro durante as provas dinâmicas.

Piratas do Cerrado, da UnB, 14ª entre 79 equipes participantes em 2019 – Foto: Divulgação

A UnBaja, também da UnB, estreia este ano na etapa nacional da Baja com o projeto UNB-5, iniciado em janeiro de 2019 para concorrer na etapa regional. O projeto atual foca na confiabilidade do veículo e inclui reestruturação da geometria da suspensão, barra estabilizadora na traseira, redução das dimensões da gaiola, novos amortecedores e sistema de transmissão fixa, com caixa de redução, amortecedores e outros componentes em alumínio, para redução de peso. Para garantir a integridade estrutural foram aplicados os processos de soldagem TIG (Tungsten Inert Gás) e MIG (Metal Inert Gas), técnicas para a solda de alumínios e suas respectivas ligas com resultados de alta qualidade. “Alçar novos vôos, adquirir experiência e demonstrar o nosso potencial e esforço dedicados ao carro” são as nossas principais motivações”, destaca João Gabriel Paulino de Souza, 20 anos, 7° semestre de Engenharia Automotiva, capitão da UnBaja.

Novos desafios – Pela primeira vez na programação a 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional inclui, as provas de Retomada e Super Prime. Individual, a prova de Retomada será numa pista em forma de “U” e exigirá o melhor desempenho dinâmico do sistema de direção, freios e powertrain, além da habilidade do piloto. O objetivo dessa prova é avaliar a capacidade de se restabelecer a máxima aceleração/velocidade do veículo depois de reduzir drasticamente em curva acentuada. A Super Prime será uma disputa entre dois carros em uma pista de traçado específico e individual, exclusivo para a atividade, na qual a habilidade dos pilotos também será avaliada. De caráter eliminatório, vence e leva o troféu a equipe que chegar na frente em cada etapa até o final. Participam todas as equipes cujos carros tenham sido aprovados em todos os quesitos de segurança.

Pilotos aguardam largada em 2019 – Foto: Divulgação

Tecnologia – Outra inovação este ano é a ferramenta Smart-Insp, que dará suporte ás avaliações de desempenho pela padronização na coleta de informações, com ganho de produtividade na obtenção dos resultados. Todo processo será feito eletronicamente e os resultados divulgados em tempo real na internet.

Como é objetivo dos programas estudantis desenvolvidos pela SAE BRASIL a Competição Baja instiga os universitários ao entusiasmo na carreira de engenharia, descobre talentos, desenvolve capacidades e espírito de liderança, estimula a inovação e dá oportunidade à prática das teorias aprendidas em sala de aula“, observa Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL 2020/2021.

O Baja SAE – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg.

Histórico – O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul (EUA) e a primeira competição realizada naquele país em 1976. Lançado o Projeto Baja SAE BRASIL em 1994, no ano seguinte se realizou a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, em São Paulo. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002, e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (Piracicaba-SP), onde permaneceu até 2015. Em 2016 a competição passou para o endereço atual, em São José dos Campos (SP).

Bajeiros enfrentam desafios do Enduro em 2019 – Foto: Divulgação

26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional – De 11 a 15 de março de 2020 – Parque Tecnológico de São José dos Campos – Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, ao lado da Fatec.

PROGRAMAÇÃO preliminar (sujeito a alteração)

Dia 11 (quarta-feira) – 18h – Cerimônia de abertura;

Dia 12 (quinta-feira) – 9h às 18h – Inspeções técnicas de segurança dos veículos; avaliação de projeto dinâmico e segurança dinâmica;

Dia 13 (sexta-feira) – 8h30 às 19h50 – Apresentação de projetos e verificação de segurança dinâmica;

Dia 14 (sábado) – 9h às 18h20 – Provas de Aceleração e Retomada, Tração, Manobrabilidade, Suspensão; Super Prime e Design;

Dia 15 (domingo) – 10h – Enduro; 15h30 – encerramento e premiação.

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial. A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.

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