Plano de negócios: A localização influencia nas suas vendas

Um bom plano de negócios de uma loja física, também deve levar em consideração a localização do empreendimento. Uma vez que isso influencia diretamente nas vendas.

A ideia de ter uma loja física, deve ter estratégias no plano de negócios para determinar o local do empreendimento, uma vez que a localização influencia diretamente nas vendas. Muitas coisas devem ser levadas em consideração, como por exemplo, a rua possui movimentação? O seu público-alvo passa por ali?

Dentre esses, diversos outros fatores devem ser milimetricamente pensados e verificados, para que você defina o local ideal para abrir o seu negócio. Neste sentido, fizemos uma lista de todos os pontos que você deve ficar atento no seu plano de negócios, antes de comprar ou alugar o espaço físico da sua empresa.

Saiba mais sobre os itens ao longo do texto:

  • Bairros X Centros
  • Público-alvo
  • Concorrência
  • Definindo o seu ponto comercial
  • Dicas extras para ficar de olho no plano de negócios

Bairros X Centros

Com o crescimento de micro e pequenos empreendimentos nas cidades, os bairros passaram a ter preferência nos olhos dos empreendedores. Isso porque, os centros perderam um pouco a força de atrair consumidores a se deslocarem para encontrar determinados produtos e comércios.

Atualmente, as pessoas preferem a comodidade, aliada a atendimento personalizado. Nesse sentido, bairros recém-loteados ou que não possuem muitos estabelecimentos comerciais, são uma boa pedida para quem está elaborando um plano de negócios.

Mas nada disso faz sentido se você não levar em consideração dois pontos primordiais: o público-alvo e empresas concorrentes. E é por isso que vamos abordá-las logo abaixo.

Público-alvo

Quem está elaborando um plano de negócios, sabe que é fundamental investigar a fundo o seu público-alvo. E para definir o ponto do seu comércio, também precisa levar em consideração as pessoas que vão consumir o seu produto ou serviço.

Nesse sentido, você precisa saber onde essas pessoas moram e em quais ruas elas mais passam. Mapeando isso, é possível definir alguns bairros, para que você faça uma pesquisa de campo, levando em consideração o próximo ponto-chave para definir o local do seu empreendimento que é: análise da concorrência.

Concorrência

A análise da região pode te trazer duas conclusões para o seu plano de negócios, sendo eles, vantagem de exclusividade ou o que o seu empreendimento pode trazer de diferente para os consumidores locais. Ou seja, se for um bairro novo por exemplo, você pode ser o pioneiro do seu segmento. Aqui, as opções de localização são inúmeras, mas você deve ser cauteloso para ter uma empresa muito bem localizada.

Agora, se já possui empresas com o mesmo perfil, e inclusive, com o mesmo público-alvo, você precisa ver de perto o que ele não está entregando devidamente para os consumidores daquela região. Assim, você consegue saber onde a sua empresa pode oferecer diferencial e inovar para atender e se destacar dos demais empreendimentos já existentes.

Agora que você já analisou os três dos principais pontos para definir o local ideal da sua loja física que abordamos até aqui, você já deve ter alguns imóveis em mente. Por isso, vamos para mais algumas dicas que você deve levar em consideração antes de definir de modo certeiro o seu ponto comercial.

Definindo o seu ponto comercial

Além de analisar minuciosamente tudo o que listamos até aqui, é importante avaliar a localização geográfica que você está pensando em abrir o seu negócio. Nesse sentido, dirija-se até o local, observe e reflita:

  • O seu consumidor consegue ver sua loja?
  • Possui fácil acesso?
  • É possível estacionar de forma fácil?
  • Tem movimento?
  • Possui muitos ruídos (visuais e auditivos)?

Olhe ao redor e imagine como o seu público-alvo terá os primeiros contatos com o seu empreendimento, caso você abrisse o seu negócio ali.

Dicas extras para ficar de olho no plano de negócios

Antes de fechar negócio e determinar o ponto do seu comércio, visite a prefeitura da sua cidade e certifique-se que o local não possui restrições de utilização no loteamento. Normalmente, você consegue todas as informações que precisa no Plano Diretor da cidade.

E é claro que a questão da localização influencia diretamente nas suas vendas, mas não pode ser dissociada de boas estratégias de marketing, outro ponto primordial para quem está elaborando um plano de negócios.

Nesse sentido, é preciso considerar os 4PS da localização, sendo eles a praça (local), preço, produto e promoção. Sendo o primeiro o que abordamos neste artigo em questão. Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a pensar melhor na hora de decidir o local do seu novo empreendimento. Até a próxima!

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