Barco com imigrantes naufraga no litoral da Grécia e criança morre

Uma embarcação com imigrantes sírios naufragou na manhã desta segunda-feira (02) no litoral da Grécia, causando a morte de pelo menos duas pessoas. Outras 46 foram resgatadas com vida e levadas para abrigos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o naufrágio aconteceu por volta das 03h45min (horário de Brasília), nas proximidades da Ilha de Lesbos.

Navios e embarcações da Guarda Costeira da Grécia foram mobilizadas para socorrer as vítimas. Entre os mortos está uma criança de 7 anos.

Imigrantes da Síria e do Afeganistão chegam em um bote em praia perto da vila de Skala Sikamias, no Mar Egeu, na Grécia — Foto: Alkis Konstantinidis/ Reuters

As autoridades gregas e turcas não divulgaram informações sobre a nacionalidade dos imigrantes, mas acredita-se que sejam sírios, já que a Turquia abriu a fronteira para a passagem dessas pessoas que fogem da Guerra Civil na Síria.

Uma fonte da Guarda Costeira da Grécia, que pediu para não ser identificada, disse que duas crianças foram resgatadas inconscientes, mas que somente uma foi reanimada e salva.

Quarenta e seis pessoas foram salvas, mas dois meninos foram resgatados inconscientes. Não conseguimos reanimar um deles e o outro foi hospitalizado“, disse a porta-voz da Guarda Costeira.

Ainda segundo a porta-voz, a embarcação veio do litoral turco e afundou depois que os imigrantes se locomoveram para um dos lados do barco, fazendo-o virar no Mar da Grécia.

Segundo uma autoridade grega, traficantes de pessoas costumam obrigar os imigrantes a afundarem a embarcação para obrigar as autoridades a realizarem uma operação de resgate.

Refugiados e imigrantes desembarcaram na ilha grega de Lesbos nesta segunda-feira (2) — Foto: Aris Messinis / AFP

Na última sexta-feira (28), a Turquia informou que iria abrir suas fronteiras terrestres e marítimas para permitir a passagem de imigrantes, provocando temor na Comunidade Internacional, que teme uma nova crise migratória, como ocorreu em 2015.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que a polícia grega está intensificando o controle ao longo do Rio Evros, para impedir a entrada ilegal de imigrantes.

No domingo (1º de março), na Região de Evros, no Norte da Grécia, policiais lançaram gás lacrimogênio contra um grupo de imigrantes. Cerca de 14 pessoas ficaram feridas.

A situação ficou mais tensa na região, depois que o governo Sírio efetuou um ataque na província de Idlib, causando a morte de 33 soldados turcos.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo