Escalador brasileiro está na final do Pan-Americano e pode garantir vaga para Tóquio neste domingo

César Grosso é o único integrante da equipe do Brasil entre os oito classificados para a etapa decisiva em Los Angeles, nos Estados Unidos, com definição por volta das 22h (horário de Brasília). O vencedor do torneio de escalada estará classificado para os Jogos Olímpicos 2020

São Paulo (SP) – O Campeonato Pan-Americano de Escalada termina na noite deste domingo (1º) em Los angeles (EUA). E o escalador brasileiro César Grosso está entre os oito atletas classificados para a final da competição, que define uma vaga para Tóquio/2020. Somente o campeão do torneio, que reúne as três modalidades da escalada esportiva – Boulder, Lead e Speed – estará nos Jogos Olímpicos do Japão. A decisão começa às 19h e acaba por volta das 22h (horário de Brasília). As disputas terão transmissão ao vivo pelo Youtube do IFSC CLIMBING – https://www.youtube.com/watch?v=dsCAJ_6yNj0 .

Quinto colocado no último Pan-Americano combinado e recordista brasileiro de velocidade (Speed), com a marca de 7seg14, César é o único atleta da equipe do Brasil – com oito representantes – classificado para a final de 2020.

Cesar na disputa da modalidade speed (Divulgação)

“Espero escalar com 100% do meu potencial na final. Durante as eliminatórias, eu cometi alguns erros e, agora, volto a competir focado para encaixar tudo nas três modalidades neste domingo”, afirma o paulista César, que tem apoio de ClimbMania, Casa de Pedra, França e Associados e SBI Outdoor e foi escolhido Atleta do Ano da Escalada do Prêmio Brasil Olímpico 2019, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Foram dois anos de preparação de César para chegar a esta final, de olho em Tóquio. Para tentar conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos, seu grande objetivo, treinou e competiu forte para o chamado formato combinado, que reúne as três modalidades da escalada esportiva – Boulder, Lead e Speed. No Japão, a escalada fará sua estreia como esporte olímpico.

O Brasil levou para Los Angeles oito atletas, quatro no masculino e quatro no feminino. O Pan está sendo realizado desde terça-feira (25) na Califórnia, com uma fase eliminatória, seguida de qualificatórias com 20 classificados e, agora, a final, com a participação dos oito melhores, em que somente o campeão garante a vaga olímpica.

Resultados da equipe brasileira nas classificatórias do Pan-Americano:

Masculino
César Grosso – classificado para a fase final

Felipe Ho (10º lugar)

Jean Ouriques (17º lugar)

Pedro Nicoloso (19º lugar)

Feminino

Thaís Makino (15º lugar)

Bianca Castro (16º lugar)

Hellen Cristina da Silva (21º Lugar)

Luana Riscado (abandonou)

As três categorias da escalada – A escalada esportiva é praticada em paredes artificiais. No Boulder, categoria voltada para explosão, os atletas competem em paredes baixas, sem cordas, realizando movimentos fortes e explosivos. A escalada conta ainda com Lead (Dificuldade), disputada em paredes altas, com vias inéditas, de alta dificuldade, vencendo quem chegar mais alto, e com a Speed (Velocidade), em que dois escaladores enfrentam a mesma via, ganhando quem for mais rápido.

Principais conquistas – César conquistou seu primeiro título brasileiro – Lead em 2003. De 2006 a 2009, comemorou em Lead e Boulder, assim como em 2012, sendo o único hexacampeão brasileiro de escalada de dificuldade. Ao longo da carreira foi campeão sul-americano – Lead; vice-campeão pan-americano – Boulder; vice-campeão sul-americano – Boulder; top 5 pan-americano – Combinada; seis vezes campeão brasileiro – Lead; quatro vezes campeão brasileiro – Boulder; duas vezes campeão Master of Bouldering – Boulder; 15° colocado na Copa do Mundo, etapa Barcelona – Lead; melhor brasileiro overall no Mundial Innsbruck 2018; recordista brasileiro de velocidade.

Mais informações: www.cesargrosso.com

Fan page: facebook.com/cesargrossoatleta

Instagram: @cesar_grosso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo