Música alta em excesso durante o Carnaval pode prejudicar a audição

Perda auditiva pode piorar com a exposição a ruídos altos por longos períodos e danos podem ser irreversíveis

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – Mal terminou o ano de 2019 e os blocos carnavalescos e trios elétricos já desfilam pelas ruas de algumas cidades brasileiras em ritmo de esquenta pré-carnaval. Os ensaios das escolas de samba também já estão a todo o vapor, mas como fica a sua saúde auditiva nesse período?

“A exposição a ruídos muito altos por longos períodos pode acarretar em danos irreversíveis aos ouvidos. Muitas vezes não percebemos que já estamos com perda auditiva e ela só tende a aumentar com o passar dos anos”, explica a fonoaudióloga e gerente de produto do Grupo Microsom, maria do Carmo Branco.

No nosso ouvido interno está a cóclea, parte importante no processo da audição. Além de líquido, a cóclea possui “células ciliadas” que são extremamente sensíveis. Esses cílios movem-se quando estimulados por vibrações sonoras e transmitem essa informação para o cérebro. Porém, uma vez danificadas, essas células não se regeneram e o indivíduo não voltará a ouvir como antes.

O nível máximo de exposição suportável recomendado pela Organização Mundial de Saúde para o ouvido humano é de até 85 decibéis. Para se ter uma ideia comparativa, a turbina de um avião a jato na pista produz até 140 dB de ruído. A bateria de uma escola de samba pode produzir até 110 dB, o que piora quando em locais fechados como durante os ensaios em suas quadras.

“A recomendação para exposição a fontes sonoras acima de 110 dB é de cerca de 30 minutos, mas não é o que acontece durante o período do Carnaval. Sendo assim, é preciso tomar algumas medidas para preservar a saúde auditiva, principalmente no caso dos bebês e crianças pequenas. Se eles começarem a chorar e ficarem irrequietos, o barulho alto pode estar incomodando”, alerta Maria do Carmo.

Foto: Divulgação

O Grupo Microsom produz protetores auriculares personalizáveis, que ajudam a reduzir o barulho e permitem aos foliões curtirem o Carnaval sem comprometerem a saúde auditiva. Além disso, os aparelhos auditivos comercializados pela empresa permitem ao usuário ajustar o volume a um nível seguro.

Dicas para proteger os ouvidos nos dias de folia

– Não fique direto exposto ao som muito alto por longos períodos. Faça pausas regulares em ambientes menos ruidosos a cada meia hora. Se sentir aquele zumbido no ouvido, talvez seja hora de parar;

– Mantenha-se a uma distância de pelo menos 10 metros das fontes emissoras de som;

– Use protetores auriculares para reduzir o barulho. Isso vale para adultos e crianças;

– É recomendado não permanecer próximos dos equipamentos de som, principalmente no caso de bebês e crianças menores;

– No caso de crianças e adolescentes, pergunte se estão com algum barulho ou incômodo no ouvido após a exposição à música alta. Se o sintoma persistir procure um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação;

– Os usuários de aparelhos auditivos devem se lembrar de reduzir o volume do seu dispositivo para evitar mais danos à sua audição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo