Terremoto de 5,7 graus na Escala Richter atinge a fronteira entre a Turquia e o Irã

Até o momento o abalo sísmico deixou 9 mortos e 37 feridos, além de 123 desabrigados.

Um forte terremoto de magnitude de 5,7 graus na Escala Richter atingiu nas primeiras horas deste domingo (23) a fronteira entre o Irã e a Turquia, causando a morte de pelo menos nove pessoas e deixando outras 37 feridas. O número oficial de desabrigados até o momento é de 123 pessoas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, no Distrito de Baskule, na Turquia sete pessoas morreram em decorrência do terremoto, sendo três crianças e quatro adultos.

Terremoto de 5,7 graus atingiu neste domingo (23) a fronteira entre a Turquia e o Irã — Foto: IHA via AP

O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC), informou que o abalo sísmico ocorreu por volta das 01h26min (horário de Brasília), em uma região na fronteira entre os dois países. Ainda não há informações sobre o local exato do epicentro.

O ministro do Interior da Turquia, Suleuman Soylu, disse em entrevista coletiva, que as equipes de emergência e de resgate já foram mobilizadas e enviadas para as áreas mais atingidas.

Ainda segundo Suleuman Soylu, 43 vilarejos turcos foram afetados.

Já o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, disse em entrevista coletiva, que dos 37 feridos, nove estão em estado grave.

Homem, possivelmente o pai, carrega criança feriada após terremoto na Turquia neste domingo (23) — Foto: IHA via AP

Segundo as autoridades turcas, as buscas por feridos no país já foram concluídas e não existem vítimas presas sob os escombros.

Já a agência oficial de notícias do Irã, ‘IRNA’, informou que o terremoto afetou significativamente 43 aldeias na área montanhosa de Qotour. Ao menos 75 iranianos ficaram feridos, tendo seis vítimas sido hospitalizadas.

Irã e Turquia estão situados em uma região propensa a abalos sísmicos constantes.

Há menos de um mês, a Turquia foi atingida por um forte terremoto de magnitude de 6,5 graus na Escala Richter, que resultou na morte de 30 pessoas e deixou mais de 500 feridos.

Com informações das Agências Associated Press e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo