Bicampeão polonês Mateusz Kieliszkowsk quer retomar o título do Força Bruta em 2020

Atleta foi campeão nas duas edições em que participou do evento de atletismo de força, o strongman, em 2017 e 2018. Sétima edição está marcada para a manhã do domingo (16), em Cotia (SP)

Mateusz Kieliszkowsk (dir.) no lançamento de barril em 2017 (Rodrigo Dod / Savaget)

São Paulo (SP) – Enquanto Cotia (SP) se prepara para receber, no domingo (16), a sétima edição do Força Bruta, tradicional competição de atletismo de força, o strongman, os participantes estão na reta final de treinos, antes de embarcar para o Brasil. Entre os quatro confirmados, um deles vem com objetivo especial: retomar o posto de campeão do evento. Este é o caso do polonês Mateusz Kieliszkowski, vencedor em 2017 e 2018 da competição. A competição, com transmissão ao vivo da TV Globo, a partir das 9h15, faz parte da programação do Esporte Espetacular e tem entrada gratuita para o público.

Na Praça da Matriz da cidade da grande São Paulo, Mateusz Kieliszkowski terá pela frente três fortes adversários: o inglês Terry Hollands; o russo Mikhail Shivlyakov; e o norte-americano Jerry Pritchett. Mateusz chega ao evento após ter garantido, em 2019, o seu segundo vice-campeonato consecutivo do World’s Strongest Man. Campeão polonês da modalidade nos últimos cinco anos, venceu ainda o Arnold Pro Strongman Europe e o World’s Ultimate Strongman – Beasts of the Middle East na temporada passada.

“Estou muito animado por estar no Brasil novamente e competir outra vez no Força Bruta. Esta será a minha terceira participação na competição. Gosto do País, gosto dos brasileiros. Todo mundo é muito amigável”, destaca Mateusz. “Eu treino muito para ser o melhor, mas respeito todos os atletas porque todos são fortes e não sabemos o que pode acontecer”, complementa o atleta de 26 anos, 1,96 m e 150 kg.

Mateusz (dir.) vence em dupla em 2018 (Rodrigo Dod / Savaget)

Os adversários – Campeão do Força Bruta em 2019 e vencedor do World’s Strongest Man Masters no mesmo ano, o inglês Terry Hollands, 39 anos, é quem tem o currículo mais extenso entre os participantes, com os seus 1,99 m e 155 kg. Homem mais forte da Inglaterra, o atleta ostenta três terceiras colocações no torneio mundial World’s Strongest Man, em 2007, 2011 e 2017.

O norte-americano Jerry Pritchett, aos 37 anos, 1,93 m e 164 kg, tem a seu favor o fato de já ter competido sete vezes no Arnold Strongman Classic dos Estados Unidos, tendo um terceiro lugar em 2017 como melhor resultado. Ele começou a competir no Powerlifting aos 15 anos, em 1996. Na época, pesava 95 kg e hoje pesa 160 kg. Quando foi terceiro colocado no Arnold Classic EUA, quebrou o recorde de levantamento terra com 467 kg.

Já o russo Mikhail Shivlyakov, de 39 anos, 1,87 m e 135 kg, também tem grandes feitos no currículo, como o título do Arnold South Africa Pro Strongman, em 2018, e o vice-campeão do Arnold Australia Pro Strongman, no ano anterior.

Arena do Força Bruta em Cotia (Rodrigo Dod / Savaget)

As provas – Assim como nas edições anteriores, o Força Bruta terá três provas para a definição do campeão do torneio. A primeira será a medley, com o famoso três em um. Cada atleta vai iniciar no Dead Lift (levantamento de peso), onde farão quatro repetições com peso total de 320 kg. Em seguida, arrastarão uma corrente com peso de 300 kg (Chain), para finalizar no chamado Dumbell, que se ergue quatro vezes um halter com 105 kg.

A segunda prova será a do barril (Keg Toss), na qual cada competidor terá que jogar oito barris de 20 a 26 kg por cima de uma barra de cinco metros de altura. O campeão do Força Bruta 2020 será definido no Power Stairs, em que os atletas terão que subir cinco degraus elevando até o último “andar” três elementos distintos com pesos de 200 kg, 225 kg e 250 kg.

O Força Bruta 2019 tem os patrocínios de Rexona, Piracanjuba, Hoteis.com, Atlhetica Nutrition e RUD Correntes, e conta com o apoio da Prefeitura de Cotia e Hotel Rancho Silvestre. A realização do evento é da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.

Serviço:

Força Bruta 2020

Local: Praça da Matriz – Cotia (SP)

Endereço: Rua Senador Feijó, 12 – Centro

Data: 16 de fevereiro

Horário: a partir das 9h15

Entrada: Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo