Fotógrafo Hazaea Alomaisi é deportado dos EUA para o Iêmen

ICE deportou um dos mais tops fotógrafos de Vida Selvagem de Nova York (EUA) para o Iêmen, devastado pela guerra

Amante da natureza, apaixonado pelo Brasil e um dos mais conhecidos fotógrafos de vida selvagem em New York, além de parceiro de fotografia e reportagens.

A agência de imigração e fiscalização alfandegária deportou um nova-iorquino sem documentos que morava nos EUA há duas décadas, enviando-o de volta ao Iêmen, onde ele teme por sua vida.

Fotos: Divulgação

Na sexta-feira passada, Hazaea Alomaisi, um cidadão iemenita de 42 anos conhecido por todos como Anwar, foi a uma reunião agendada com autoridades de imigração para analisar seu caso. Por 22 anos, Alomaisi havia se reportado diligentemente a esses check-ins, o que lhe deu uma suspensão temporária da deportação porque ele não era uma prioridade para remoção.

Ele se tornou ativo na comunidade local do Iêmen ao longo desses anos, oferecendo-se como voluntário no corpo de bombeiros e fotografando casamentos. – Mas desta vez, quando ele foi verificar o ICE, as autoridades disseram que ele não podia ir para casa. Em vez disso, ele seria deportado.

A ICE enviou Alomaisi para o Centro Correcional do Condado de Hudson em Kearny, Nova Jersey, onde permaneceu por alguns dias. Ele foi levado de avião do Aeroporto John F. Kennedy para o Iêmen na terça-feira – antes de ter a chance de ver seu advogado, recorrer da decisão ou dizer adeus à sua família.

“Ficamos chocados”, disse seu tio Adnan Alomaisi ao HuffPost. Adnan foi a primeira pessoa que Alomaisi chamou quando foi detido. “Se soubéssemos, teríamos feito algo mais rápido.”

Fotos: Divulgação

Quando o advogado de Alomaisi, Kai De Graaf, foi visitá-lo na manhã de terça-feira, oficiais da imigração disseram que era tarde demais. Alomaisi já estava no avião de volta ao Iêmen. Ele não teve a oportunidade de apelar e foi deportado, apesar de temer por sua vida em seu país natal, disse De Graaf.

A ICE e a Embaixada do Iêmen nos EUA não responderam ao pedido para comentar sobre a remoção de Alomaisi.

Sua deportação é emblemática da política de imigração do presidente Donald Trump, que encerrou as políticas de discrição da promotoria que permitiam a muitos residentes indocumentados evitar a deportação, mesmo que fossem legalmente elegíveis. Trump também diminuiu drasticamente o número de refugiados iemenitas admitidos nos EUA e proibiu algumas pessoas do Iêmen de visitá-lo.

Agora, disse a família de Alomaisi, ele pode enfrentar o perigo de seu ativismo político enquanto estiver nos EUA e por causa da violência em andamento no Iêmen. A nação do Oriente Médio sofre anos de inquietação política e civil desde 2011. Preso em uma guerra por procuração entre os rebeldes houthis, de volta ao Irã, e o atual governo apoiado pela Arábia Saudita, os civis enfrentam ataques aéreos diários, bombas de mercado e ameaças de seqüestro. A infraestrutura médica do Iêmen continua desmoronando. Entre a falta de suprimentos médicos e a fome que afetou milhões no país, os iemenitas estão sofrendo uma das piores crises humanitárias do mundo.

Alomaisi considerou-se sortudo por recomeçar quando chegou aos EUA com um visto de turista em 1998 e decidiu ficar. Nova York era o lugar perfeito para ele se estabelecer, com mais de 13.000 iemenitas nascidos em Nova York no estado. Ele se sentia em casa e procurava obter status legal por várias avenidas, tudo sem sucesso.

Fotos: Divulgação

Depois de estudar fotografia no Westchester Community College, Alomaisi usou seus talentos para retribuir as pessoas que o acolheram. Ele fotografou casamentos, protestos e galas para a comunidade árabe e iemenita, geralmente de graça. Ele estava na linha de frente do ataque ao corpo iemenita de 2017 contra a proibição de imigração anti-muçulmana de Trump.

Com uma paixão particular pela vida selvagem, Alomaisi frequentemente exibia fotos de águias, corujas e outros pássaros em suas páginas de mídia social. Em dezembro de 2016, ele chegou a ser notícia por resgatar uma coruja famosa que encontrou durante uma de suas sessões de fotos. Voluntário do corpo de bombeiros local e membro da Cruz Vermelha, Alomaisi estava sempre procurando maneiras de retribuir.

“É uma grande perda para a comunidade. Todo mundo com quem conversei ficou completamente chocado ”, disse Ibrahim Qatabi, um advogado sênior do Centro de Direitos Constitucionais que conhece Alomaisi há quase uma década e está em contato com ele desde sua remoção.

“Este era um indivíduo pacífico que veio aos EUA para encontrar uma vida melhor, serviu exclusivamente, contribuiu com seu tempo para a melhoria de todos ao seu redor”, disse Qatabi.

Fotos: Divulgação

A família de Alomaisi disse que, além de consultar regularmente as autoridades de imigração, ele não tinha antecedentes criminais e pagou seus impostos.

Mas com a proibição de viagens de Trump a vários países de maioria muçulmana, incluindo o Iêmen, e o aumento das deportações, muitos iemenitas sem documentos temiam ser alvos perfeitos para o novo governo.

Alomaisi disse às pessoas que não estava preocupado e tentou tranquilizar sua comunidade de que elas seriam protegidas. Afinal, ele achava que não havia como os EUA enviá-los para um país tomado por bombas e fome em meio a um conflito no qual o próprio governo americano tem um papel. Mas ele estava errado.

“Em vez de tentar encontrar maneiras de garantir que não enviem pessoas para o mal, elas fizeram exatamente o contrário”, disse Qatabi. “A chamada terra dos livres, que agora está se tornando a terra da deportação.”

Fonte: Huffpost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo