Aprosoja/MS avalia do uso e ocupação do solo no percurso de 10.000 Kms

Com a finalidade de complementar e comparar informações obtidas por satélite, por meio do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga MS), técnicos da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), percorrem mais de 10.000 quilômetros, entre os municípios produtores de grãos. Com uso de GPS os técnicos vão identificar pelo menos 12.000 pontos, que vão contribuir com o mapeamento da produção agropecuária.

Foto: Divulgação

“De maneira simples podemos definir esse trabalho como uma forma de pontuar quais culturas predominam em determinadas áreas e atualizar os dados já mapeamos pelo satélite, confirmando ou contestando informações”, explica o diretor executivo da Aprosoja/MS, Frederico Azevedo.

Durante o percurso a equipe identifica e sinaliza em um software as culturas que estão à margem direita e à esquerda das 141 rodovias, federais, estaduais e municipais. Com essas informações a equipe deixa mais concreta as estimativas de produção e o impacto econômico para cada cultura, principalmente soja e milho.

“Até o momento destacamos o bom desenvolvimento da safra de soja, o que indica uma boa produtividade neste ciclo 2019/20. Vamos percorrer todos os municípios de Mato Grosso do Sul em busca de informações que vão nos ajudar também a conhecer mais de perto a realidade e, principalmente, as potencialidades do mercado agrícola”, completa o diretor.

Segundo a Aprosoja/MS os técnicos também identificam o tamanho das áreas dedicadas aos grãos e a entidade utilizará os dados para chegar ainda mais próximo dos agricultores e atrair investimentos para Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo