Terremoto de 6,5 graus na Escala Richter atinge o Leste da Turquia

Um forte terremoto de magnitude de 6,5 graus na Escala Richter atingiu nesta sexta-feira (24) o Leste da Turquia, deixando pelo menos 14 mortos e mais de 200 feridos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) informou que o epicentro foi localizado a 10 km de profundidade, na província de Elazig.

Um forte terremoto atingiu nesta sexta-feira (24) o Leste da Turquia, deixando 14 mortos e 200 feridos – Foto: Reuters

Equipes de resgate já foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais afetadas. As operações de busca e salvamento prosseguem e não devem ser suspensas no período da noite.

A cerca de 4 km do epicentro do tremor fica o Distrito de Doganyol, uma localidade rural onde vivem aproximadamente 5 mil pessoas.

Segundo as autoridades turcas, o abalo sísmico também foi sentido na Síria, Geórgia e Armênia. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos nesses países.

Terremoto derrubou prédios em Elazig, no Leste da Turquia, nesta sexta-feira (24) — Foto: Ihlas News Agency (IHA) via Reuters

O ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, disse em entrevista coletiva, que próximo ao epicentro do tremor também está a cidade de Sivrice, com quase 9 mil habitantes. Cinco prédios desabaram, deixando pelo menos duas pessoas feridas.

Já o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, disse que não há relatos de vítimas em outras áreas urbanas, porém destacou que militares do Exército permanecem de prontidão para ajudar nos trabalhos de resgate.

A Turquia fica localizada em uma região de atividade sísmica intensa, onde tremores ocorrem com certa frequência. Em setembro de 2019, por exemplo, um terremoto deixou oito feridos em Istambul.

Socorristas procuram por vítimas nos escombros de um prédio que desabou após o terremoto na Turquia nesta sexta-feira (24) — Foto: Ihlas News Agency (IHA) via Reuters

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo