Explosão em indústria química deixa mortos e feridos na Espanha

Uma forte explosão atingiu na noite desta terça-feira (14) uma indústria química na região da Catalunha, no Norte da Espanha, causando a morte de uma pessoa e deixando outras seis feridas. As causas desta tragédia ainda são desconhecidas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o incidente aconteceu na Indústria do Complexo Petroquímico de Tarragona, onde trabalhavam dezenas de funcionários. A maioria conseguiu deixar o local antes que o fogo tomasse conta do estabelecimento.

Informações ainda não oficialmente confirmadas revelam que uma pessoa se encontra desaparecida, podendo estar ‘presa’ dentro da empresa em chamas.

Uma forte explosão, seguida por um incêndio, atingiu nesta terça-feira (14) uma indústria química na Espanha, causando a morte de 1 pessoa e deixando outras 6 feridas – Foto: Laura Presicce/AP

Equipes da polícia e dos bombeiros foram acionadas e enviadas para o local, que foi totalmente isolado. Todas as ruas próximas foram bloqueadas e as pessoas e a imprensa estão sendo mantidas à distância, devido ao alto risco de novas explosões.

As autoridades policiais espanholas estão investigando possíveis causas para a explosão e o incêndio e, por enquanto, não descartam qualquer possibilidade, inclusive atentado terrorista.

O governo da Espanha decretou estado de alerta e de emergência e colocou tropas do Exército a disposição das equipes de resgate.

A Defesa Civil da Catalunha pediu aos moradores de sete cidades que permanecessem em suas casas com as janelas e portas fechadas, devido a fumaça densa e tóxica.

A explosão que atingiu nesta terça-feira (14) uma indústria química no Noroeste da Espanha deixou uma pessoa desaparecida – Foto: WhatsApp

Ao todo, 10 viaturas dos bombeiros foram deslocadas para a indústria, que já foi totalmente evacuada. O incidente aconteceu na Empresa Indústrias Químicas del Óxido de Etileno.

A indústria, uma das mais importantes do país, tem capacidade para produzir um total de 140 mil toneladas de Óxido de Etileno por ano. A substância é altamente inflamável e é utilizada em processos de esterilização de produtos e equipamentos médicos, além de fabricação de plásticos, detergentes e solventes.

A Região de Tarragona abriga desde 2015, um complexo de indústrias químicas, em uma área de 1,2 mil hectares. É um dos maiores parques industriais do Sul da Europa.

A explosão de hoje ocorre cerca de um mês depois de um incêndio atingir uma usina de reciclagem de solventes em Montornes del Valles, também no Noroeste da Espanha.

Foto: WhatsApp

Com informações das Agências France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo