Vulcão entra em erupção nas Filipinas e deixa moradores assustados

Por precaução, as autoridades locais determinam a retirada imediata de 2 mil pessoas

Um dos vulcões mais ativos das Filipinas entrou em erupção na manhã deste domingo (12), deixando os moradores e as autoridades preocupadas. Por precaução, cerca de 2 mil pessoas estão sendo retiradas de casa.

De acordo com informações das principais agências internacionais, o Vulcão Taal fica localizado a cerca de 65 km ao Sul de Manila, capital do país, e está expelindo uma enorme nuvem de cinzas sobre a cidades próximas.

Turistas e filipinos registraram uma das explosões do Vulcão Taal, nas Filipinas – Foto: Bullit Marquez / AFP

Os sismólogos filipinos registraram pequenos movimentos de lava no vulcão, e aconselharam as autoridades a retirarem o mais depressa possível todos os moradores que residem no entorno do mesmo.

O chefe do Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (Phivolcs – sigla em inglês), Renato Solidum, disse em entrevista à Agência AFP, que “uma erupção pode ocorrer dentro de alguns dias ou semanas, caso essa atividade continue”. A última erupção do Taal ocorreu em 1977.

Testemunhas disseram terem visto uma densa coluna de fumaça e de cinzas de desprendendo do vulcão, e que a mesma alcançou vários quilômetros de altura. Barulhos audíveis também foram ouvidos nas proximidades do Taal.

Moradores de uma ilha vizinha estão sendo comunicados sobre a possibilidade de serem evacuados do local, devido a erupção do Vulcão Taal.

O Arquipélago das Filipinas fica localizado no conhecido ‘Anel de Fogo do Pacífico’, onde as placas tectônicas se movimentam com frequência, provocando terremotos, maremotos e erupções de vulcões.

Lembrando que em janeiro de 2018, milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas devido a erupção do Vulcão Mont Mayon, localizado na Região Central de Bicol.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo